Sem patrocínio, Via Sacra da Rocinha chega a 27ª edição falando sobre força e resistência

Crédito: Leandro Lima

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio de Janeiro, a Via Sacra da Rocinha acontece na próxima sexta-feira (19) a partir de 19h no Largo do Boiadeiro, parte baixa do bairro. A Cia de Teatro Roça CaçaCultura é responsável por realizar o evento que está na 27ª edição e este ano não contou com nenhum apoio ou patrocínio. Como novidade, as cenas do espetáculo trazem para o debate questões ligadas à força e a resistência de quem mora na favela.

Protagonizada por moradores da Rocinha – que formam produção, elenco e direção – a Via Sacra é uma montagem que anualmente toma as ruas da comunidade como cenário, para contextualizar a vida, a paixão e a morte de Jesus Cristo. Acompanhada sempre de temas atuais e que buscam trazer reflexões ao público, principalmente, nos casos de crucificação social que acontecem na sociedade.

Segundo o diretor do espetáculo, Robson Melo, o recorte temático deste ano é bem diferente do de 2018. Além das tradicionais cenas, em 2019, a mensagem é de união e luta. “A montagem do ano passado abordou o sofrimento. Tínhamos uma guerra de facções, abordagens truculentas da polícia e o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes. Assim, colocamos em cena todas essas violências. Este ano, a montagem vai focar na força e na garra que nós moradores de favela temos”.

A maior dificuldade para fazer o evento acontecer este ano foi a falta de patrocínio. “Nossa luta pelo reconhecimento é na verdade a luta pelo respeito.  Fora as questões financeiras, temos questões internas, como local para ensaiar. Quando se faz arte em periferia as dificuldades são muitas, porém a maior é a falta de ajuda das empresas e do poder público”, conta Robson. A Via Sacra da Rocinha é o maior espetáculo teatral a céu aberto da cidade do Rio. E, apesar das dificuldades, o espetáculo vai acontecer trazendo uma mensagem de esperança para a Rocinha e para o Rio de Janeiro.

A intenção é mostrar de que forma é possível unir, reivindicar e cobrar direitos. “Esse tema fala também da nossa própria história. A Rocinha é uma favela imensa, situada entre bairros nobres da cidade. Todavia nossa realidade está bem distante da dos nossos vizinhos. Nos falta tudo para termos o básico. A arte entra nesse espaço de carência. Ela nos faz refletir e nos ajuda a ter uma visão mais crítica da nossa realidade, para que assim, possamos entender mais sobre os nossos desafios. Esse será o nosso recado. Em 2019, teremos que ter muita força, e a Via Sacra da Rocinha é sem dúvidas uma voz de resistência”, conclui o diretor.

Serviço

Evento: Espetáculo Via Sacra da Rocinha – 27ª edição – A FORÇA do povo

Data: sexta-feira, 19 de abril de 2019

Local: Largo do Boiadeiro, Rocinha – RJ

Horário: a partir de 19h

Realização: Cia de Teatro Roça Caça Cultura

Direção: Robson Melo

Texto: José Maria Rodrigues