O Seminário de Celebração ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, acontece nesta quinta-feira (21), às 19h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A palestra magna do evento será proferida pela Doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos Carla Akotirene, que discutirá o tema Cultura e Participação Social, baseando-se em suas experiências, estudos e conhecimentos.

A intelectual baiana é autora de diversos livros, tais como “O que é interseccionalidade?”; “Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”; e o mais recente, lançado neste ano, “É fragrante fojado dôtor vossa excelência”. Além disso, é profissional da saúde e idealizadora da Opará Saberes, o primeiro curso de extensão dedicado à preparação de candidaturas negras para mestrado e doutorado em universidades públicas.

O evento contará com a presença de gestores públicos, entre eles a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, de parlamentares, representantes de instituições de ensino, organizações e personalidades da sociedade civil.

A atividade é uma iniciativa conjunta da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), da UFBA por meio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e do Centro de Estudos Afro-Orientais, e do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão.