A nota mil chegou para 60 pessoas de todo país que prestaram o exame em 2023, em que 25 delas residem na região Nordeste do país, 3 destas, sergipanas. Em Sergipe, 15.283 pessoas participaram da prova nacional, na Redação, o estado ficou na nona posição em todo país, e em 3° lugar no ranking no Nordeste.
Centenas de estudantes da rede pública alcançaram diversas notas acima de 900 pontos e proporcionaram orgulho à rede de ensino.
Das três pessoas que alcançaram nota máxima, 2 são mulheres nascidas e criadas no interior do estado: Indira Morgana de Araújo Silva e Heloisa Vitoria dos Santos Silva. Elas são respectivamente das cidades de Simão Dias e Lagarto, sendo a segunda atualmente moradora do município de Poço Verde.
Indira Morgana
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio foi lançado na última segunda-feira na Página do Participante através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP.
Dentre as provas aplicadas, estavam as categorias Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Matemática e Redação.
No dia da prova, é natural a expectativa em descobrir o tema da redação, e no dia do lançamento das notas, a apreensão pela nota mil toma lugar. Sendo um dos resultados mais aguardados do ENEM.
Com raízes no município do agreste Itabaiana, Paulo Henrique, 21, que atualmente mora em Aracaju, é o terceiro candidato nota mil. Paulo também é egresso da rede pública de ensino, é o segundo da família a ingressar no ensino superior e sonha em cursar medicina.
Com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, os estudantes e prestadores de vestibular tiveram que discorrer em 30 linhas e explorar o seu conhecimento fora da sala de aula com repertórios socioculturais. O Enem foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, para 2,7 milhões de pessoas.
Heloísa Vitória, estudante de escola pública
Nascida em Lagarto e moradora de Poço Verde, no Centro Sul do estado de Sergipe, a jovem de 19 anos alcançou sua nota máxima em 2023. Anteriormente, ela já havia ficado acima dos 900 pontos na Redação e mostrado seu talento e esforço.
Egressa de escola pública, Heloísa estudava para a prova virtualmente, através de cursinhos online. Ela aprimorou seus estudos com a força dos amigos e familiares e acreditou que seria possível, mesmo que em sua etapa escolar do Ensino Médio, ela tenha enfrentado dificuldades geradas pelo impacto da pandemia na rede pública de ensino.
“A minha trajetória escolar no ensino médio foi uma experiência incrível, apesar de ter sido mais curta do que eu gostaria de fato, por conta da pandemia. Mesmo com todas as dificuldades que nós estudantes da rede pública enfrentamos diariamente, que a gente sabe que é tudo muito limitado, mas apesar disso, foi uma experiência muito boa”, conta a Heloísa.
A jovem lagartense também enfrentou desafios no cotidiano. Seu maior empecilho durante a preparação para o ENEM foi conciliar tempo de estudos e trabalho, e no intervalo das horas trabalhadas ela conseguia retomar as práticas, além dos dias de folga. “Eu acredito que se eu tivesse tido a oportunidade, o privilégio de só focar nos estudos pro ENEM, eu teria tido um resultado ainda melhor, não só na redação, mas como nas matérias em geral”, destaca.
Heloísa alinhou seus estudos e suas expectativas e seguindo todas as competências orientadas pelos profissionais que a ensinou, chegou a cogitar que o 1000 pudesse vir, mas ver a nota se materializar foi uma grande realização, apesar do nervosismo presente durante a prova. Ela comenta “eu fiquei um pouco em choque, mas não surpresa, porque eu esperava no fundo. Eu não tinha certeza, porque não tinha como ter, mas no fundo eu esperava que pudesse alcançar, eu sabia que eu tinha esse potencial”.
Acreditar em seu potencial foi uma das chaves, mas para quem também sonha em alcançar a nota mil, a jovem aconselha: “Para quem deseja alcançar um bom resultado, o meu conselho é persistência. Persistência e prática. É com a prática que a gente vai conseguindo corrigir os erros e ir se aproximando cada vez mais de uma nota mil”.
Ela ainda detalha que a prova de Redação é como a Matemática, em que o participante pode responder de várias formas, mas com uma fórmula a operação pode tornar-se mais fácil. E, mesmo com a fórmula, é ideal que haja a prática para que quanto mais você praticar, mais esteja apto para responder quaisquer temas que caiam na prova.
Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato.