Crédito: Yan Boechat/Folhapress

Um estudo realizado pelo Mapa Brasileiro da Covid- 19 https://mapabrasileirodacovid.inloco.com.br/pt/, traz um dado alarmante para a população de Sergipe, o estado ocupa a primeira posição com o pior desempenho de distanciamento social, com apenas 32,2%, quando o recomendado é de 70%.

No panorama nacional Sergipe é o terceiro colocado quando o assunto é obedecer as medidas de restrição orientadas pelas autoridades de saúde para o combate do avanço da Covid-19.

Outro estudo, lançado hoje, 08, dessa vez feito pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, mostra dados preocupantes sobre a situação do número de leitos para atender pacientes com coronavírus, a situação beira um colapso, não tão distante, em uma semana o estado pode chegar a 12 mil casos, até o momento já há registro de mais de 9 mil casos confirmados.

Segundo Paulo Ricardo Martins Filho, coordenador do laboratório  de Patologia Investigativa da UFS, “A previsão é que esta saturação ocorra a partir do dia 14 de junho. Entretanto, com um planejamento de ampliação gradual entre 50 e 60 leitos de UTI prevista até a metade deste mês, a rede pública deverá apresentar uma taxa de ocupação ao final desse período, em torno de 65 e 70%,”.