SERNEGRA 2018 abre inscrições para coordenação de Seção Temática

Crédito: Divulgação.

“Descolonizar o Feminismo” é o tema da sétima edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (SERNEGRA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília  (IFB), que acontece entre os dias 18 e 21 de novembro. O evento pretende discutir a luta feminista fora da perspectiva eurocentrada, homenageando a socióloga e vereadora Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março, se tornado símbolo de resistência política contra o racismo e o patriarcado.

Como nas edições anteriores, o simpósio reserva espaço para apresentação de pesquisas que abordem questões de interesse da população negra e de combate ao racismo, além de oficinas e atividades culturais que permitirão uma intensa convivência entre os saberes artísticos, acadêmicos e populares. Uma das convidadas internacionais que já confirmou presença no SERNEGRA 2018 é a antropóloga afro-dominicana Ochy Curiel, professora na Universidade Nacional da Colômbia, reconhecida como  uma das mais importantes teóricas feministas na América latina e Caribe.

Quem pretende fazer a submissão de proposta de Seção Temática deve observar o prazo de inscrições, que vai até 29 de abril.

As sugestões de oficinas e apresentações culturais devem ser enviadas entre 28 de março e 3 de junho. O envio das propostas de comunicação oral é no período de 7 de maio a 24 de junho. Os interessados em acompanhar as mesas redondas  e rodas de conversa, poderá se inscrever a partir de 20 de julho.

A participação em todas as modalidades são gratuitas. Serão aceitas contribuições voluntárias a partir de R$ 5, para cobrir os gastos operacionais do evento.

O Sernegra 2018 é uma realização do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais sobre Classe, Gênero e Raça do IFB, com apoio do campus Brasília, e da Pró-Reitoria de Extensão.

Para mais informações, acesse www.sernegraifb.org e www.facebook.com/SERNEGRA/