Na última sexta-feira (5), aconteceu a reunião do Comitê Baiano em Defesa do Diploma, para discutir um calendário de ações e iniciativas que garantam visibilidade à campanha, a busca de apoio dos deputados baianos à proposta, além da arrecadação e recursos para dar continuidade à luta, por meio do Fundo criado pela Fenaj com essa finalidade.
Nos últimos dias, o Sinjorba intensificou a mobilização para ampliar o apoio pela aprovação da PEC 2016/2012, que restabelece a exigência de diploma de nível superior em Jornalismo como pré-requisito para o exercício profissional de jornalista.
A entidade também participou de eventos em três faculdades de Jornalismo, levando a campanha aos professores e estudantes. No dia 24 de abril, participou de atividade na Facom-Ufba; no dia 28, esteve em Cachoeira, para uma conversa com a comunidade da UFRB; e, no dia 2 de maio, foi a vez de passar nas turmas de Jornalismo da FTC, em Salvador.
O Sinjorba também se reuniu com o reitor da Ufba, Paulo Miguez, quando entregou a ele uma camisa da campanha, a carta que está sendo entregue aos parlamentes e pediu o seu apoio à luta, além de uma manifestação oficial da Universidade defendendo a aprovação da PEC 206/2012.
A Fenaj e os sindicatos filiados criaram um Fundo de Mobilização para bancar a retomada da luta pela aprovação da PEC do Diploma. Os sindicatos também estão tomando iniciativas próprias, a exemplo do Sinjorba, que produziu uma camisa, que será vendida por R$ 30,00.
De acordo com o Sinjorba, os recursos do Fundo serão usados para três objetivos: produção de materiais de propaganda e campanhas de mídia, contratação de assessoria parlamentar e consultoria técnica em Brasília, e garantia da presença permanente da diretoria da Fenaj e de representantes de, pelo menos, três sindicatos, na capital federal.
Essa ação já começa semana que vem (17 a 20 de abril), com a caravana de entidades a Brasília (Fenaj e 15 sindicatos já confirmados), para encontros com as lideranças partidárias no Congresso e audiências em ministérios, para tratar do Diploma, Nova Regulamentação da Profissão, Registro Profissional e criação do Funajor (Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo).