O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), está com inscrições abertas para 178 bolsas integrais e parciais voltadas para pessoas de baixa renda interessados em ingressar nos ensino fundamental, médio técnico, superior e no pré-vestibular, no 1º semestre de 2014.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, a transformação que o Banco Carioca de Bolsas de Estudo pode promover na vida das pessoas já é uma realidade para milhares de cariocas em situação de vulnerabilidade social. “O Banco Carioca já ofereceu mais de 10 mil bolsas de estudo em instituições de ensino filantrópicos da cidade do Rio de Janeiro. As vagas são distribuídas em creches, universidades, escolas de ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de cursos de línguas estrangeiras e de informática. Muitos alunos já estão formados, trabalhando e mudando suas vidas para melhor”, afirmou Adilson.
As oportunidades são para a Faculdade São Judas Tadeu, o Centro Educacional da Lagoa (CEL) e para Instituto de Tecnologia ORT. Na primeira instituição, que fica no bairro do Encantado, na Zona Norte, são 25 bolsas de estudo integrais e parciais para os cadeiras de Pedagogia, Ciência Contábeis e Administração. Para estas vagas as inscrições vão até o dia 30 de novembro.
O CEL disponibilizou 63 vagas para as 1ª e 2ª séries do ensino médio e 40 cadeiras para cursos pré-vestibular. As chances estão distribuidas em cinco unidades localizadas nos bairros do Jardim Botânico, na Zona Sul, Cachambi e Ilha do Governador, ambos na Zona Norte, além da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. O prazo de inscrição para estas bolsas termina em 06 de dezembro.
As ofertas do Instituto de Tecnologia ORT, localizado em Botafogo, na Zona Sul, são para os ensinos fundamental e médio técnico. Ao todo, são 50 bolsas, sendo 25 integrais. As inscrições para as vagas do Instituto ORT vão até o próximo dia 24 de novembro.
As inscrições para todas as bolsas devem ser realizadas em qualquer um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) do município até o dia 06 de dezembro.
Ao fazer a inscrição nas unidades da Prefeitura do Rio, todos receberão as informações para a concessão de bolsas, inclusive, para saber se estão dentro do perfil da resolução nº 129, de 16/06/08. Os candidatos devem apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda. Os inscritos passarão por uma avaliação técnica, realizada por assistentes sociais da SMDS, que é feita por meio de entrevistas e visitas domiciliares, caso necessário.
As bolsas integrais são voltadas para pessoas com renda per capita de até 1 salário mínimo e meio. Já as parciais são para pessoas com renda per capita entre um salário mínimo e meio até três salários mínimos.
Para informações sobre as localizações dos CRAS e CREAS basta acessar o site da SMDS, www.rio.rj.gov.br/smds, ou ligar para 1746, na Central de Atendimento da Prefeitura do Rio.