Para estimular a doação de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) cria opção com hora marcada para receber doadores e, assim, evitar contágio do coronavírus. Com o slogan “Só saia de casa se for para salvar vidas”, a fundação pretende sensibilizar as pessoas para a importância da doação mesmo em período de quarentena.
Até a última quarta-feira, (25), os bancos de sangue do Hemoba apresentavam estoque crítico para os tipos O-, O+, AB- e A- (nesta ordem de necessidade, sendo o sangue O- o com estoque mais reduzido). Completando a lista, na ordem, A+, B-, AB+ e B+ estavam com o estoque regular.
“Houve, evidentemente, uma queda na demanda, já que foram suspensas as cirurgias eletivas, mas entendemos que não podem parar. Então precisamos manter os estoques, só que a doação espontânea tem sido bem baixa”, explica a médica hematologista Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação.
A quantidade de leito foi diminuindo para evitar grande quantidade de pessoas no ambiente, assim é possível manter a distância recomendada entre os doadores.
Os interessados em doar sangue com hora marcada, podem preencher o formulário disponível no site através do endereço: http://bit.ly/doacaoagendada, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou, ainda, entrar em contato pelo telefone: 71 3116-5643.
É preciso estar saudável, não ter tido nenhum sintoma de gripe ou contato com paciente suspeito nos últimos 14 dias e seguir os critérios comuns de doação.