Sobre a necessidade de resistir e o IPDH

O Instituto Palmares de Direitos Humanos, com 30 anos de existência, no dia 29/01/2019, às 09:00 da manhã sofreu despejo de sua sede que ficava localizada na Lapa.Esse instituto é referência há mais de 30 anos na luta pelos direitos humanos e agora recebeu esse duro golpe do poder público.

Desde 2016, após o governo Temer ter assumido a presidência do Brasil tem havido uma articulação entre todas as esferas de poder para a retirada de direitos e na desmobilização de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. O que terá continuidade no atual governo federal, estadual e municipal do Rio de Janeiro.

IPDH é uma instituição séria e autônoma que precisa ter o seu espaço e direito de atuação, afinal, faz parte do Estado democrático de direito, que, em nosso país fica restrito às elites e que para ser minimamente ampliada precisamos (trabalhadores e trabalhadoras) lutar, pois se nessa forma de democracia não temos garantidas nossas vidas, imagina num Estado autoritário, como fora na ditadura militar.

A luta pela manutenção desse espaço do IPDH é uma luta de todo povo pobre, pois ali (em outros lugares também) podemos buscar suporte para enfrentar esse Estado e judiciário racistas, em que nos matar e prender são os objetivos de ambos. IPDH resiste hoje e sempre!!!!