“Solano, vento forte africano” estréia temporada virtual

Apresentando peça sobre trajetória humana e artística de Solano Trindade, projeto oferece ainda oficinas virtuais gratuitas, bate papo com quilombos e palestra com Elisa Lucinda.

Montagem traz a força da militancia e a poesia de Solano Trindade.

Dois anos após estrear no teatro, está de volta a montagem “Solano, vento forte africano” trazendo uma versão cultural gratuita. São cinco apresentações virtuais da montagem encenada no Teatro Dulcina, o projeto com recursos aprovados através da Lei Aldir Blanc, por meio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. As transmissões acontecerão sempre 20h através do YouTube da Casa Poema: http://https//bit.ly/3uCkvpi

O espetáculo será apresentado hoje, dia 02, assim como 08, 09 e 13 de maio. A dramaturgia é de Elisa Lucinda e Geovana Pires (que também assina a direção), direção musical de Beá, direção de movimento de Valéria Monã e direção de produção de Damiana Inês. Após cada apresentação haverá um bate-papo com os representantes dos quilombos do Rio de Janeiro por onde Solano, Vento Forte Africano passou e irá passar.

A montagem lança luz não apenas sobre a obra, mas também sobre o aspecto humano e político de Solano Trindade, poeta pernambucano desenvolveu sua múltipla potencialidade artística com o olhar sempre voltado à realidade do negro brasileiro. Interpretado por Val Perré, Solano foi ainda criador do Teatro Popular Brasileiro, de profunda importância para a unificação dos movimentos negros.

“Temos uma missão de levar a obra de Solano a todos, dando voz e continuidade, percebendo a mensagem de liberdade e o amor que é latente na sua obra”, salienta o ator. “Este espetáculo é um grito de liberdade. Creio que a mensagem mais importante é a consciência de que estamos em guerra, que o Estado está dizimando nossa juventude negra e que temos que nos unir para vencer. É urgente e todos estão envolvidos”, finaliza Geovana Pires, diretora e idealizadora do espetáculo.

foto: divulgação Espetáculo “Solano, vento forte africano”

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas