“Dois de Fevereiro, dia de festa no mar, eu quero ser o primeiro a saudar Iemanjá”
Cantada por Dorival Caymmi e uma gama de outros artistas Iemanjá é saudada por nativos e turistas no dia 2 de Fevereiro, uma das festas mais bonitas depois do Nosso Senhor do Bomfim. Festa onde o Bairro do Rio Vermelho se enche de Azul e Branco.
Hoje em dia as homenagens a Iemanjá começam até um dia antes onde os devotos vão colocar as oferendas e fazer os seus pedidos fugindo um pouco da multidão que lota o Rio Vermelho no dia dois, quando devotos do candomblé, da umbanda e do catolicismo colocam as ofertas e bilhetes com pedidos em balaios que serão levados para o alto mar.
Esses balaios são levados pelas embarcações que este ano deve chegar a um número de 600, além do tradicional saveiro com a oferenda dos pescadores sempre a frente do cortejo. Este ano, assim nos anos anteriores a uma forte campanha para que os presentes ofertados sejam biodegradáveis para não agredir a natureza marinha.
A festa tem a finalidade de agradar a rainha do mar, na esperança que ela possa abençoar cada vez mais os pescadores. Então neste Sábado(02/02) todos os caminhos levam ao Rio Vermelho afim de saudarmos a rainha do mar e depois cair na festa profana, até porque é fim de semana e o que não falta é opção para sua diversão.
Festas populares
No domingo entre muitas atrações na cidade, que podem ser uma cilada para o seu orçamento o destaque vai para o Encontro dos Amigos– Samba Estrela Principal. Ás 17h no Coreto do Largo Quincas Berro D’Água, o “Encontro dos amigos” será regido pelo grupo Samba Estrela Principal. O show é aberto ao público. Coreto Largo Quincas Berro D’Água
17h
Aberto ao público