Espetáculo: Soma-Afrontamento

Crédito: Reprodução

O espetáculo Soma – Afrontamento aborda de forma multissensorial, forte e poética questões que inspiram lutas por justiça e igualdade. Através de uma abordagem filosófica, histórica e política, discute a sociedade contemporânea a partir do racismo, machismo, homofobia, liberdade de expressão e democracia. Montagem do Coletivo João Ninguém, o grupo faz três apresentações no Espaço Cultural de Alagados nos dias 19 e 26 de outubro (sexta e sábado), sempre às 19h, com ingressos a R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).

Jovens atores e atrizes oriundos de bairros da periferia de Salvador entram em cena para questionar valores pré-estabelecidos e preconceitos, fazendo um convite para que o público desperte e saia da caverna, uma alusão ao mito da caverna de Platão. Telefones celulares, TV, mídia, internet e o deslumbre pelo sucesso… “O que vemos e o que não queremos ver?”, questionam.

Espetáculo: A Princesa Dandara

Crédito: Reprodução

O teatro é uma forma de arte secular utilizada tanto para entreter quanto para provocar debates. E para tratar sobre negritude com crianças, são abertas as portas da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré) para a temporada de apresentações da Cia de Teatro BIML nos meses de outubro e novembro.

O espetáculo A Princesa Dandara conta a história de uma garotinha inteligente e brincalhona que reflete sobre a imagem do negro na cultura e na sociedade. Entrou em cartaz na terça-feira (01/10) para abrir a programação cultural da biblioteca, e vai encerrar as apresentações no dia 22 de novembro, sempre às 15h. Gratuita.

Ensaio do Bloco Alvorada

Crédito: Reprodução

No domingo (20), o bloco Alvorada estreia no Píer em São Joaquim. O primeiro ensaio do pioneiro do samba no local – parceria com o Vem Sambar– terá os grupos “Fora da Mídia”, “Bambeia” e integrantes da ala de canto com Bira (Negros de Fé) e Romilson (Partido Popular). O evento começa, às 12h, e a entrada é gratuita.

O ensaio em parceria com o bloco “Vem Sambar” integra as atividades do ciclo comemorativo que marca os 45 anos de existência da agremiação pioneira do gênero no Carnaval de Salvador. Em 2020, o Alvorada leva para avenida o tema ’45 Carnavais depois’ para mostrar a própria trajetória de fomento do samba na folia, além do trabalho social em diversas áreas.