Acho que a maturidade não está relacionada à idade. O que faz uma pessoa madura é a bagagem de experiências de vida que ela carrega nos ombros e não os aniversários que ela comemora.

Crédito: Reprodução

Como comprovação disso temos os círculos de relações sociais, profissionais e familiares.  Perceba que as pessoas mais maduras (e incríveis) que você conhece, nem sempre, são as mais velhas.
Não adianta ser chefe de uma grande empresa , trabalhar de terno e usar sapatos importados se toda vez que é contrariado, faz charminho, humilha e diminui o outro.

Não adianta ter muito dinheiro na conta, conhecer o mundo e falar várias línguas se, em nenhuma delas, sabe o significado da palavra respeito. Não adianta estudar no exterior, ter o carro do ano, usar roupas de marcas se não se comove com a dor do outro.

Acho que a principal característica de uma pessoa madura está relacionada ao desenvolvimento de tolerância diante das adversidades e das frustrações inevitáveis e não à idade que ela possui. Vale ressaltar aqui que, tolerar bem as frustrações não significa não sofrer com elas, significa apenas saber lidar com as situações e tirar aprendizagens que só são proporcionadas nos momentos críticos.

Outro aspecto relevante na personalidade de pessoas maduras é o senso de responsabilidade sobre si mesmo.

Uma pessoa madura não joga no mundo, na vida ou no universo a culpa dos próprios erros. Entende que tudo acontece por meio dela e arca com as consequências das próprias escolhas.
Uma pessoa madura é ser agradável, sensata e inteligente, já que desenvolveu a capacidade de tirar das piores dores as maiores lições.

Ser maduro não é gostar de MPB , usar óculos e ter uma opinião formada sobre todos os assuntos. Ser maduro é ser equilibrado. É ser capaz de sair da zona de conforto, de mudar de opinião, de aceitar outras ideologias e de respeitar o outro como ele é, respeitar a opinião do outro como se fosse a própria.

O verdadeiro amadurecimento traz novos níveis de consciência que nos fazem questionar sobre, absolutamente, tudo o que se passa em nossa vida.

Artigo anteriorPM paulista mata quase o dobro do que fere
Próximo artigoAlerta de chuva e temporal em Salvador
Priscila Cardoso
Atriz pelo DRT/Paraíba; Produtora Cultural e Coordenadora de projetos sociais; Consultora Artística (Workshop Profissional); Arte Educadora de Teatro, Música e Dança; Coreógrafa; Ama: livros ; poesia ; Jornalismo e Arte! Integrante da CVX Brasil e da Pré CVX, em João Pessoa-PB; Assistente de direção no Projeto Missa para as crianças com teatro de bonecos, da paróquia Sagrado Coração de Jesus/ Mandacaru; Voluntária no Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News; Colaboradora da ANF- Agência de Notícias das Favelas e do Jornal A Voz da Favela; "Eu nunca quis o primeiro lugar em NADA, eu sempre quis o MEU lugar"! https://www.paraibacriativa.com.br/artista/priscila-cardoso/