Foi inaugurada na última terça-feira, 28, a Unidade de Acolhimento Institucional de Pirajá, para atender pessoas em situação de rua em Salvador. O local servirá de abrigo para cerca de 100 pessoas que estão em alta vulnerabilidade e que passarão por uma triagem e serão encaminhadas para as unidade através dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua. A unidade recém-inaugurada fica na Estrada de Campinas, região do Subúrbio Ferroviário de Salvador,
A proposta das unidade de acolhimento é permanecer com os atendimentos, mesmo passado o período da pandemia, com ações de qualificação profissional para a inserção no mercado do trabalho. Enquanto permanecerem nas unidades os acolhidos terão atendimento psicossocial, orientação e dicas de saúde, acesso a material de higiene, dormitório, além da retirada de documentos e cadastro em programas sociais, como Bolsa Família e Aluguel Social.
Para atender o público haverá uma equipe com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, educadores e cuidadores, entres outros. Outra iniciativa além das unidades de acolhimento na região do subúrbio será a implantação de postos de distribuição de refeições, com quatro mil quentinhas entregues diariamente, lavanderia móvel e banheiros em contêineres climatizados.