Subúrbio de Salvador recebe atividades culturais na Feira Social do Novo Mané Dendê

Crédito: Jefferson Peixoto / Secom

Acontece neste sábado, 13, mais uma edição do projeto Boca de Brasa Movimentando Novo Mané Dendê, na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, no Rio Sena, subúrbio de Salvador. A programação cultural integra a Feira Social do Novo Mané Dendê.

A programação do evento terá participação dos Talentos do Mané Dendê se apresentam no Palco Aberto Boca de Brasa, o resultado das Oficinas Coletivizando Arte: cursos de iniciação ao teatro, ao canto e à dança.

O projeto conta com apresentações variadas como: Léo Oliveira, cantando música gospel. O público pode participar com interações culturais, através do microfone aberto. O grupo Arca de Olorum, originário do Rio Sena, com apresentação percussiva. O reggae com o cantor MAVI. O coletivo Kalifa através do rapper Cold Mansa e dos MCs EV e Ananda Savitri.

O show principal será comandado pelo grupo Afrocidade. O grupo promove uma apresentação com todas as suas influências musicais, que vão do pagode e passa pelo arrocha, reggae, dub e ragga, tendo sempre os ritmos percussivos como a base de sua identidade. O público pode imergir em suas letras, que retratam o cotidiano e refletem sobre desigualdade e consciência racial.

Literatura infantil – Ainda na programação da Feira, a partir das 9h, o projeto Kaê Erê marca presença no evento. Estão previstas intervenções artísticas, oficina, cantinho da leitura e brincadeiras, cuja proposta é apresentar o processo de leitura como um hábito prazeroso e divertido para os pequenos.

Através de remendos, dobras, cortes, nós e retalhos, a Oficina de Bonecas Abayomi apresenta às crianças a possibilidade de criar a própria boneca. Essa é uma técnica ancestral de confecção. Com muita alegria e diversão, o palhaço Tiziu realiza uma performance que provoca a graça e o riso. Seu propósito é trazer mais leveza à vida. Além disso, há muita brincadeira com os jogos Kaê Erê e Yotá Shisima.

Mané Dendê – O projeto Mané Dendê é um amplo programa de infraestrutura e saneamento de Salvador, englobando uma iniciativa de grande impacto econômico e social que pretende transformar vidas e se tornar um programa de referência nacional. A ação abrange toda a bacia do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre, beneficiando cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros: Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela.

A intervenção prevê alcançar cerca de 800 mil m² de área, contemplando melhorias nos eixos de saneamento e qualidade ambiental das bacias e das águas do rio. O projeto contribuirá diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

Além disso, contempla investimentos para melhorar os níveis de educação e cultura sanitária da população e o desempenho das instituições responsáveis pelo funcionamento sustentável da infraestrutura.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas