Tambor de Crioula do Maranhão: homenagem a São Benedito, o protetor dos negros

Crédito: : Lauro Vasconcelos

O Tambor de Crioula é uma expressão da matriz afro-brasileira, típica maranhense. A manifestação representa ao mesmo tempo uma forma de entretenimento e uma homenagem a São Benedito, o protetor dos negros.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), São Benedito existe duas versões para a origem.

Uma informa que ele era um escravo que um dia foi para a mata, cortou um tronco de árvore, tocou tambor e depois ensinou outros negros a fazer e tocar tambor.

A outra versão é que o santo era o cozinheiro do mosteiro que escondia comida em suas vestes e a levava aos pobres.

No último dia, 18, foi celebrado o Dia Nacional do Tambor de Crioula do Maranhão, instituído desde 2007, quando no solo sagrado da Casa das Minas, com a presença do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, o Conselho Consultivo do IPHAN reuniu-se para analisar o pedido de Reconhecimento e Titulação do Tambor de Crioula do Maranhão como patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial, título que foi concedido por unanimidade pelo referido Conselho.

Esta data representa um marco para a cultura maranhense momento em que o Tambor de Crioula, manifestação da cultura popular, de matriz tradicional africana torna-se referência cultural do povo brasileiro carregando história e memória do pais em sua prática cultural.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas