Contação de histórias desenvolve amor duradouro pela leitura. FOTO: Renato Mangolin

A partir de hoje, 6 de novembro, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias percorrerá cinco cidades fluminenses para realizar o Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos, mais uma ação para marcar a trajetória do grupo, que realiza uma proposta artística diferenciada e referência internacional na arte de contar histórias e criação de cenários têxteis.

A série de apresentações, com um dia dedicado às escolas e outro para famílias, terá lugar no Rio de Janeiro, na Biblioteca Parque (dias 6 e 7) e Rocinha (dia 8); Volta Redonda, na Fundação Cultural CSN (dias 10 e 11); Macaé, na Escola Rinha das Artes (dia 17); Casimiro de Abreu, no Museu Casa Casimiro de Abreu (dias 24 e 25) e Rio das Ostras, no Teatro Municipal Joel Barcellos (dias 26 e 27).

Para as apresentações, o grupo mostrará um repertório composto por narrativas da literatura infanto-juvenil e contos de tradição oral. A programação contempla três diferentes espetáculos – Sol, chuva e tapetes (para público de 3 a 6 anos), Palavras Andantes (para o público de 6 a 10 anos) e Ponto De Transmutação (para o público de 11 a 14 anos).

Através dessa ação, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias reforça sua vocação destacando a importância da oralidade como uma forma avançada de transmitir conhecimento, alegria e cultura, ao mesmo tempo em que fortalece a importância de manter vivas as tradições da contação de histórias, permitindo que as comunidades se reconectem com suas raízes culturais e desenvolvam um amor duradouro pela leitura.

“Cremos que a literatura e a oralidade têm o poder de unir comunidades, fortalecer laços e inspirar gerações futuras. O Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos é uma celebração da criação do nosso grupo, da diversidade de histórias que o Brasil tem para contar e também um lembrete de que a cultura é uma herança compartilhada por todos nós”, diz Warley Goulart, um dos fundadores d’Os Tapetes Contadores de Histórias.

Serviço

Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos – utilizando tapetes costurados, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias convida pessoas de todas as idades a viajarem pelo mundo através das histórias. No repertório estão os espetáculos Sol, chuva e tapetes, Palavras Andantes e Ponto De Transmutação.

Programação completa gratuita

RIO DE JANEIRO | Biblioteca Parque Estadual

Av. Pres. Vargas, 1261. Centro

Dia 06 (seg.) 15h. (FAMÍLIAS E PÚBLICO GERAL). Sessão com Intérprete de Libras
Dia 07 (ter) 10h e 14h. (ESCOLAS)

RIO DE JANEIRO | BIBLIOTECA PARQUE ROCINHA
Estr. da Gávea, 454 – Rocinha

Dia 08 (qua) 14h. (ESCOLAS)

VOLTA REDONDA | Fundação Cultural CSN
R. Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília, Volta Redonda

Dia 10 (sex) 14h. (ESCOLAS)
Dia 11 (sab.) 16h. (FAMÍLIAS E PÚBLICO GERAL)

MACAÉ | CENTRO CULTURAL RINHA DAS ARTES
Rua Dr. Júlio Olivier, 633, no Centro

Dia 17 (sex) 10h e 14h. (ESCOLAS)

CASIMIRO DE ABREU | MUSEU CASA CASIMIRO DE ABREU
R. Bernardo Gomes, s/n – Barra de São João, Casimiro de Abreu

Dia 24 (sex) 14h. (ESCOLAS)
Dia 25 (sab.) 17h. (FAMÍLIAS E PÚBLICO GERAL)

RIO DAS OSTRAS| TEATRO MUNICIPAL JOEL BARCELLOS
Dia 26 (dom) 16h. (FAMÍLIAS E PÚBLICO GERAL)
Dia 27 (seg.) 14h. (ESCOLAS)

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas