Conviver com TDAH na favela
Foto: Jacson Lima/ANF

TDAH o que é

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), atinge muitas crianças nas favelas do Rio de Janeiro. Essa doença pode se desenvolver na infância e persistir ao longo da vida. Com o tratamento adequado, pode proporcionar uma vida socialmente estável ao paciente, pois trata-se de uma doença crônica, ou seja a cura total é impossível.

Somente um profissional da área de saúde especificamente médico(a) psiquiatra ou neurologista, pode diagnosticar a doença. Os principais sintomas são: Dificuldade de concentração, hiperatividade, esquecimento e impulsividade. Algumas pessoas apresentam dificuldades de relacionamentos no ambiente social de trabalha e quando criança na escola.

Como descobrir o TDAH

Temperamento explosivo, esquecimentos, dificuldades de manter uma rotina, dificuldades em se expressar, tendência a compulsões e excessos. Existem três tipos de TDAH  desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Conforme citado anteriormente apenas  médicos(as) pode determinar exatamente qual tipo o paciente possui.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, tem graus leves, moderados ou graves. Os sintomas vão variar de acordo com o grau de cada um, sendo de suma importância o acompanhamento psicoterapêutico.

Benefícios do acompanhamento  medico

Por outro lado, pessoas diagnosticadas com TDAH recebendo acompanhamento e tratamento tem o mesmo nível de inteligência de uma pessoa normal, podendo chegar a ser acima da média. Além disso, pacientes com essa doença possuem mais criatividade, tenacidade, espontaneidade e empatia. Apesar disso, não significa que elas vão ter vantagens por ter esse transtorno.

O tratamento proporciona ao paciente uma vida praticamente normal. Para que ele possa estudar, mantenha o ambiente limpo e organizado, gerando uma sensação de tranquilidade e ordem para o cérebro. Assim como, ela pode trabalhar tendo um bom desempenho em carreiras como técnicos de emergências médicas, engenharia, entretenimento, carreiras de marketing, mecânica, produção de filmes e etc.

Portanto,  saúde mental é algo muito sério uma pessoa com TDAH pode ter qualidade de vida, desde que acesso ao serviço de saúde forneça o diagnostico, o acompanhando psicológico e o tratamento através de medicação.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas