Teatro das Oprimidas realiza ‘Julho Negra’ em homenagem à Bárbara Santos, sua fundadora

Bárbara Santos. (Foto: Divulgação).

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o projeto Teatro das Oprimidas realiza hoje 29/07, e amanhã 30/07 a 2ª edição do “JULHO NEGRA”, evento que reúne artistas, personalidades e influenciadoras negras para visibilizar a vivência, a resistência e a potência do ativismo criativo das mulheres negras.

A primeira atividade acontece na Câmara Municipal de Niterói no dia 29 de julho, de 17h às 20h, com a cerimônia de entrega da moção honrosa à criadora do Teatro das Oprimidas, Bárbara Santos, e outras personalidades negras que contribuíram para pautas raciais, além de performances teatrais do Centro de Teatro do Oprimido (CTO).

Lançamento do livro de Bárbara Santos. (Foto: Pam Nogueira).

O “JULHO NEGRA” segue no dia seguinte com cortejo musical, exposição de artesanato, galeria de fotos e vídeos, performance, peça de teatro e roda de conversa com Renata Souza, Fabbi Silva e Juliane Monteiro de Barros em Duque de Caxias.

Dia 30 de julho, na sede do Espaço Cultural Lira de Ouro, a ALERJ vai conceder uma homenagem às mulheres da MALOCA e uma moção honrosa a Bárbara Santos, também lembrada pela indicação como Melhor Atriz Coadjuvante no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo filme “A Vida Invisível”. As homenagens por sua trajetória e legado estão sendo concedidas pelo vereador Leonardo Giordano (Niterói) e a Deputada Estadual Renata Souza (Rio de Janeiro).

“Recebo a homenagem numa alegria exuberante pela demonstração de afeto e cuidado, porque ela representa o reconhecimento por mais de 30 anos de trabalho comprometido com a superação da opressão por meio da arte. Isso mostra que o caminho percorrido até aqui fez sentido, e renova a energia e a crença de que vale a pena seguir adiante”, pontua Bárbara.

A instituição MALOCA, de Duque de Caxias, receberá a homenagem pelo movimento alternativo libertário, organizado em prol da cidadania e fundado em 07 de março de 2018. O projeto cria com as mulheres do Morro do Sossego e adjacências uma rede de apoio social que estimula o conhecimento, a arte, a geração de renda e autonomia, a fim de favorecer a saúde mental e o exercício da cidadania das mulheres.

Serviço:

JULHO NEGRA 

QUANDO: 29 de julho

HORÁRIO: 17h às 20h

LOCAL: Câmara Municipal de Niterói – Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, Niterói, RJ

PROGRAMAÇÃO:

17h – Abertura

17h30 – Entrega das moções honrosas

19h – Performances artísticas

 

QUANDO: 30 de julho

HORÁRIO: 15h às 19h

LOCAL: Lira de Ouro – Rua José Veríssimo, 72 – Duque de Caxias, RJ

PROGRAMAÇÃO:

15h – Cortejo com Grupo Ponto Chic

15h30 – Exposição de artesanatos da MALOCA

16h – Exposição visual (fotos e vídeos)

16h30 – Performance artística do Grupo Ponto Chic

17h – Peça de Teatro-Fórum “Até Quando?”, do núcleo Maloca de Teatro das Oprimidas

17h40 – Roda de conversa “Mulheres, Direitos, Vida e Cidade” com Fabbi Silva (Casa fluminense), Renata Souza (ALERJ) e Juliane Monteiro e Barros (Maloca)

18h30 – Entrega da moção honrosa à Maloca e Bárbara Santos com uma performance do Coletivo Madalena Anastácia

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas