Está em cartaz a mostra “Five Times Brazil”, exposta no New Museum, em Nova Iorque, com cinco obras audiovisuais desenvolvidas pela brasileira Barbara Wagner e o alemão Benjamin de Burca.
O Coletivo Banzeiros, um grupo de teatro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), protagoniza a produção “Fala da terra”.
A obra, descreve Kananda, vem para “dar voz para as pessoas que protagonizam a luta e resistência no sudeste paraense, na região amazônica.
O indígena, o ribeirinho, o camponês, que são sujeitos invisibilizados, mas que estão no fronte, lutando por direitos, por terra e por alimentação saudável”, afirma.
A mostra busca retratar fragmentos do turbulento momento sociopolítico do Brasil a partir de expressões artísticas nas regiões Norte e Nordeste do país.
“Five Times Brazil”
Fazem parte da mostra as seguintes obras: “Faz que vai” (2015), que a partir de quatro dançarinos aborda a relação entre a tradição e as práticas contemporâneas do frevo; “Está vendo coisas” (2016), sobre a música brega de Recife; “Terremoto santo” (2017), que mergulha na música gospel feita por jovens no interior pernambucano; “Swinguerra” (2019), que acompanha competições de dança no entorno de Recife; e a mais recente “Fala da terra” (2022), com o MST.
A exposição segue em cartaz até 16 de outubro, mas quem não está nos Estados Unidos também pode ter acesso à mostra, que tem exibição marcada em São Paulo entre os dias 26 e 30 de agosto, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), como parte da exposição “Histórias brasileiras”.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas