O sistema de teleférico do Complexo do Alemão circulou hoje com passageiros entre as estações de Bonsucesso e da Baiana, dentro do Complexo do Alemão. O secretário de Obras, Hudson Braga, e o presidente da Empresa de Obras Públicas do estado (Emop), Ícaro Moreno Junior, fizeram o trajeto, para mostrar a segurança e beleza do novo sistema de transportes, que deverá se tornar um importante ponto turístico da cidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará esse mesmo trajeto nesta terça-feira (21), às 9h30.
Para Braga, o sistema representa a garantia de conectividade dos moradores com a cidade. Ele frisou que, nas partes mais altas, há pessoas que estão há vários anos sem poder sair de casa, por não conseguir descer as escadarias. Com o teleférico eles voltarão a sua vida normal, podendo se deslocar pela cidade e retomar a vida normal. O sistema de teleférico, que atenderá a três mil passageiros por hora, deverá ser entregue à população em março.
– Esse é um meio de transporte que está atento à nova realidade, por ser não poluente, não produzir barulho e garantir a conexão com os outros meios de transportes. E é um grande marco na história da comunidade e do próprio estado, representando bem esse momento de paz, tranqüilidade e conquistas da população – frisou o secretário.
As estação passaram o final de semana recebendo uma programação visual diferenciada, além da estrutura de bancos e caixas eletrônicos, postos do Detran e do Posto de Observação Urbanística e Social (Pouso), da Prefeitura. Ícaro Moreno Junior lembrou que as estações funcionarão como grandes centros de irradiação de cultura e serviços, com funcionamento de bibliotecas e postos de serviços governamentais (identificação, atendimento jurídico, renovação de carteira de motorista).
– O teleférico é o primeiro integrado ao transporte de massas do país e representa um grande avanço na história do transporte de nosso estado. Ele fará com que o tempo de viagem entre a estação de Bonsucesso e a Fazendinha, última estação, passe de uma hora e meia para 15 minutos. É um grande presente para a comunidade e será, com certeza, um importante ponto turístico da cidade – afirmou Moreno.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Obras