A entrega de moções às escolas de samba mirins do Rio de Janeiro, no evento “Tem Criança no Samba”, tem como intuito reconhecer o empenho na defesa da cultura e dos direitos fundamentais das crianças. A cerimônia será na Câmara Municipal do Rio de Janeiro no dia 23 de setembro, às 18h. O evento prestará homenagem aos diretores das seguintes agremiações: Mangueira do Amanhã, Herdeiros da Vila, Tijuquinha do Borel, Aprendizes do Salgueiro e Virando Esperança.
É importante destacar que a solenidade visa também como proposta destacar o papel fundamental na organização e no desenvolvimento de atividades das escolas de samba mirins. Tal iniciativa se deve ao fato das atividades realizadas ao longo dos anos que enriquecem a vida cultural das crianças, proporcionando momentos de aprendizado, expressão e alegria. Compondo a mesa de homenagens do evento como convidado de honra estará Manoel Dionísio, presidente e fundador da 1ª Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte do Rio de Janeiro.
É importante destacar que, assim como no futebol, as escolas de samba mirins do Rio de Janeiro são vistas como um berço de talentos. Essas agremiações têm um caráter recreativo e cultural, similar ao das escolas de samba tradicionais, mas são direcionadas às crianças. Ademais, geralmente estão vinculadas a uma escola mãe e possuem um objetivo social, buscando envolver os pequenos em atividades sócio-culturais.
O evento é organizado pela vereadora Thais Ferreira (PSOL/RJ).