Temperatura de 10,3 graus é recorde do inverno carioca deste ano

Madrugada deste domingo foi a mais fria do inverno carioca - Foto Fabiano Rocha / Agência O Globo

A temperatura mais baixa do ano medida na rede de estações da cidade do Rio de Janeiro foi registrada pelo Sistema Alerta Rio na madrugada deste domingo, 23, em Guaratiba, às 3 horas da madrugada: 10,3º. Após a passagem de uma frente fria, as temperaturas sobem um pouco, mas nada que dispense agasalhos e cobertores, já que a máxima será de 23º.

A mesma estação que registrou em Guaratiba os 10,3º, apontou a sensação térmica de 9,9º no mesmo horário. É a menor sensação térmica deste domingo. A massa de ar frio que veio do Sul é o que provocou a queda na temperatura na cidade. A temperatura desta madrugada é recorde histórico, como terceiro lugar da série de temperaturas mais baixas medidas pelo Alerta Rio, iniciada em 2014. Na realidade, o frio chegou ainda na tarde de ontem, com 19,6º às 15 horas em São Cristóvão.

Na segunda-feira, 24, de acordo com o Alerta Rio, o tempo permanecerá instável, com a mesma previsão de máxima. As chuvas devem ser fracas, isoladas, nos períodos da madrugada e da noite. Tanto no domingo como na segunda-feira, os modelos numéricos de previsão estimam que chova, em média e para toda a cidade, menos que 5mm, em cada um dos dias.

A cidade continua em estágio de mobilização por causa das condições do tempo e impactos da chuva. Na manhã deste domingo, a prefeitura atua em duas ocorrências: o desmoronamento de calçadão na Avenida Lúcio Costa, na altura do posto 8, na Barra da Tijuca; e uma queda de muro na Rua Francisca de Andrade, em Santa Teresa.

De acordo com o Alerta Rio, neste mês de agosto, até agora, caiu sobre a a cidade (levando em conta as 33 estações pluviométricas) o maior volume de chuva do mês de agosto em 24 anos: 75 milímetros, em média. O valor médio de 75 milímetros não é um recorde, mas, com base neste dado, é possível afirmar que este mês de agosto é atípico em relação às médias históricas de chuva neste período. O acumulado médio agora faz parte dos quatro maiores de agosto desde que o Alerta Rio foi fundado, em 1996.