Entre os dias 26 e 29 de novembro, será apresentado o espetáculo “Pele Negra, Máscaras Brancas”, que fará sua temporada no formato virtual. A transmissão será através da plataforma Sympla Streaming, às 19h. Os ingressos custam R$ 10 reais.
O espetáculo tem a direção de Fernanda Júlia Onisajé, primeira mulher negra a dirigir uma montagem da Cia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). E tem a dramaturgia de Aldri Anunciação e produção da ‘Da Gente’ Produções.
“Pele Negra, Máscaras Brancas” é baseado em tese homônima de Frantz Fanon e tem referências de “Os Condenados da Terra”, outra obra do autor.
Em meio à defesa, Fanon apresenta seis personagens-tese que vivem em 2888. Nesse tempo-espaço, essas personagens desenvolvem as perspectivas ocidentalizadas de futuro para o negro e acabam enclausuradas em uma casa devido a ultrapassagem de uma das personagens , frente ao “Regime Único Mundial”.
O espetáculo já foi assistido por mais de 25 mil pessoas entre 2019 e 2020, e faz sua primeira temporada virtual envolvendo a exibição do registro audiovisual da obra.
Além da apresentação o público pode participar de um bate-papo com especialistas Cassia Maciel, Denise Carrascosa, Ana Flávia Magalhães, entre outros, no intuito de se discutir questões negro-referenciadas e os impactos do racismo sob a ótica de Frantz Fanon.
Leia mais: Dia Nacional do Teatro é celebrado em 19 de setembro