A exposição fotográfica Jean Solari – Retrospectiva Fotojornalística – Um olhar francês sobre os 200 anos de Independência do Brasil, termina hoje no Palacete Princesa Isabel em Santa Cruz, na zona oeste da cidade do Rio de janeiro.

A exposição é uma oportunidade de revisitar a História do Brasil recente tendo como perspectiva o trabalho de Jean Solari, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro.

A mostra aborda temas necessários para o debate contemporâneo, como a cultura dos povos originários, acessibilidade e religiosidade de matriz africana – nesta pauta, a foto da chamada desta matéria foi capturada em um terreiro na favela da Praia do Pinto, no Leblon, em 1962.

Quem é Jean Solari?

Jean Leopold Solari nasceu em Paris, na França, em 1933. Segundo a Enciclopédia Itaú Cultural, ele veio para o Brasil em 1950, radicando-se inicialmente no Rio de Janeiro e, a partir de 1966, em São Paulo.

Começou na carreira em 1958, como fotógrafo da revista Radiolândia. Entre 1958 e 1966, atuou como repórter fotográfico da revista O Cruzeiro, firmando seu nome como um dos maiores profissionais do gênero no país.

Ainda de acordo com informações da Enciclopédia Itaú Cultural, seu sucesso profissional o leva para a editora Abril, onde teve destaque na revista Realidade, entre 1968 e 1973.

A partir de meados da década de 70, passa a se dedicar à produção de audiovisuais e multivisões, criando a empresa Réalité, em 1995. Obtém o Prêmio Esso de Equipe, em 1971, com a antológica matéria sobre a região amazônica publicada na Realidade.

Em 1973, mereceu exposição individual na Bienal Internacional de São Paulo.

Serviço

Palacete Princesa Isabel

Centro Cultural Municipal de Santa Cruz

Rua das Palmeiras Imperiais s/n (antiga rua do Matadouro, 43)

Gratuito

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas