Thabatta Pimenta de Medeiros Silva, 31 anos, Radialista, conhecida como Thabatta Pimenta, “Mulher Trans e Travesti”, tem representatividade na comunicação, política e na sociedade potiguar.
Seu reconhecimento internacional a credencia ser uma das brasileiras convidadas para participar do 6º Encontro de Liderança Política LGBTI das Américas e do Caribe, na Cidade do México, que irá acontecer entre os dias 20 e 22 de julho de 2023.
Thabatta luta em defesa da inclusão das pessoas com deficiência em todas as instâncias da sociedade; os direitos LGBTQIA+, sigla a qual se refere a um movimento político e social que zela pela diversidade e buscam mais representatividade e direitos para um grupo de pessoas.
Ela participa de campanha contra o bullying e cyberbullying, dentro e fora do município, além de envolvida na comunicação, via rádio. A participação das pessoas trans na política brasileira é algo necessário e urgente”, comenta Thabata”.
Participação social
Thabata é a voz que denuncia os coronéis do “Seridó Potiguar” (políticos tradicionais que vivem o mandonismo, clientelismo, voto de cabresto, filhotismo), típica prática sociopolítica brasileira do início do século XX.
Militante, traz em suas pautas reflexões sobre a necessidade de implementação de políticas públicas que viabilizem uma agenda coletiva, fruto das discussões onde todos, todas e todxs possam ser ouvidos sem exceção.
Atua ao lado do seu irmão Ryan Ricelle, que tem paralisia cerebral e inspirou na irmã lutar por projetos sociais voltados para pessoas com deficiência. Um deles é a “Praia Inclusiva”.
Recentemente eles perderam a mãe Maria Aparecida de Medeiros Silva, técnica de laboratório, vítima da pandemia de Coronavírus (COVID-19).
Pleito
Thabata foi a primeira mulher trans eleita Vereadora, PSB, Rio Grande do Norte, pelo município de Carnaúba dos Dantas, localizado na região do Seridó Oriental.
A cidade é conhecida regionalmente pela peregrinação e ou turismo religioso que leva centenas de peregrinos católicos ao Monte do Galo.
Carnaúba, palavra derivada do Tupi e que significa árvore que arranha, é encontrada no nordeste brasileiro, em especial no estado do Rio Grande do Norte, em abundância.
Thabata Pimenta, comunicadora, política potiguar e brasileira, se assemelha muito à carnaúba – ela arranha toda espécie de hipocrisia e machismo, filhos do sistema patriarcal, CARNAUBENSE, que traz uma simbologia forte, que lhe representa em seu destino – “a árvore de carnaúba e/ou árvore da vida” –, no seu jornadear.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas