Talvez o mais radical dos estados brasileiros no enfrentamento à pandemia, a Bahia começa hoje, 13, o toque de recolher em 62 cidades da região metropolitana de Salvador e do interior do estado, onde é mais alarmante o avanço do vírus. Pelo decreto, ficam proibidas a circulação de pessoas à noite, restrição de atividades econômicas e a delimitação do funcionamento dos serviços essenciais. Ao assinar o decreto, o governador Rui Costa justificou:
“Estaremos com as medidas de restrição de circulação à noite para evitar, por exemplo, que muitos jovens se reúnam para beber em festas e encontros. Os prefeitos têm relatado muita dificuldade com essa situação que ajuda no aumento da contaminação. Também iremos aumentar a testagem das pessoas nestes municípios. Além disso, iremos adotar maior rigor na fiscalização para que os contaminados não saiam de casa”.
O toque de recolher vigora até o próximo domingo, 19 de julho e fica autorizado o funcionamento apenas das atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e materiais necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, todas devem funcionar das 5h às 17h.
Está proibida a circulação noturna de veículos e pedestres, das 18 às 5 horas, exceto para ir a serviços de saúde ou farmácias, ou ainda em situações de urgência. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos municípios, em conjunto com a Guarda Municipal. Os seguintes municípios estão no decreto:
Região Metropolitana de Salvador: Camaçari, Candeias, Conde, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, Terra Nova.
Cidades do interior: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, América Dourada, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Casa Nova, Ibirataia, Iraquara, Irecê, Jaguaquara, Jequié, João Dourado, Macururé, Mucuri, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Serrinha, Ubaitaba e Wenceslau Guimarães. Cachoeira, Camamu, Campo Formoso, Catu, Conceição do Coité, Filadélfia, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ipiaú, Ituberá, Maragogipe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Soure, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Santo Estêvão, Taperoá, Uauá e Valença. Apuarema, Caravelas, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Nova Ibiá, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Ubatã, Uma e Vera Cruz.