Duas manifestações.uma pró-democracia e outra contra o governo federal, estão programadas para acontecer no próximo domingo, 07, em Salvador.

A primeira, intitulada “dar o nosso grito contra o fascismo”, tem previsão de acontecer na Barra, com concentração a partir às 10h. Este manifesto foi convocado pelas torcidas organizadas, Galícia Antifascista, Touro Antifascista, Torcida LGBTricolor, Orgulho Rubro Negro e Frente Esquadrão Popular e o grupo Bahia Antifa.

Já os representantes de movimentos sociais estão programando uma manifestação para acontecer na região do Iguatemi, às 14h, intitulada Reação Antifascista Salvador.

Segundo Eduardo Cerqueira, integrante da Frente Esquadrão Popular, as torcidas antifas baianas decidiram protestar na Barra por uma questão “simbólica”. “É um ato simbólico, porque a Barra costuma ser o local para onde pessoas que apoiam o governo vão. Mas a ideia é mostrar que a Barra não é deles, assim como a bandeira verde e amarela não é deles”.

Por causa da pandemia do coronavírus, a recomendação feita pelos grupos que convocam os protestos é que pessoas integrantes de grupos de risco ou que convivam com pessoas vulneráveis não compareçam às manifestações. No entanto, a opinião geral é de que os protestos são necessários diante da escala do autoritarismo no país.