“Lutando Por Um Futuro Melhor”
No ultimo dia 27 de Março de 2022, foi realizada a primeira Copa da Associação Brasileira de Karatê de Contato-ABKC , pelo projeto “Lutando Por Um Futuro Melhor” na Vila Olímpica Clara Nunes, no bairro da Fazenda Botafogo na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O evento contou com cerca de duzentas pessoas entre: atletas, professores, mestres, pais, alunos e as favelas da região. O trabalho foi iniciado com a execução do hino nacional e contou com a participação de figuras publicas partidárias ao lado do presidente da Associação Brasileira de Karatê de Contato (ABKC), mestre Junior Jeová Damasceno, conhecido por todos como Mestre Stallone.
“Hoje fizemos história, e aqui provamos em como o Shobu-Ryu (estilo de Karatê) pode agir com seriedade, honra e respeito. Uma arte que pode esbanjar técnica sim! Sendo um karatê que proporciona mais que uma boa luta e sim uma “arte das mãos vazias” que domina parte do mundo.
“Um grande viva ao karatê Shobu-Ryu! Que nossa arte cresça cada vez mais” afirma Stallone, diretor do projeto e responsável por todo o trabalho.
Três meses de preparação e desafios
O atleta João Victor Damasceno foi o vencedor da quinta chave, uma das principais categorias da primeira Copa ABKC de Formas, João destacou que sua vitória é fruto de muita persistência, resistência e dedicação. “Primeiramente quero agradecer a Deus, agradecer ao meu mestre Stallone, ao professor Michel. Principalmente ao professor Caio e ao instrutor Everton onde treinamos juntos, estudamos os movimentos do kata e fizemos uma boa apresentação. Nossa preparação foi difícil e ao mesmo tempo prazerosa, conciliando estudo, escola, natação e treino de karatê. Fomos a São Paulo, nos preparamos durante três meses e no final sair vencedor foi gratificante, meu esforço valeu a pena” afirmou João
Ele é um dos professores e um dos filhos do mestre Stallone no projeto. Veja abaixo o resultado e a classificação da Primeira Copa ABKC de Formas do Projeto Lutando por um Futuro Melhor ao final da matéria…
Experiência marcante
Outro atleta de destaque não só na Copa ABKC de Formas, como também no Projeto Lutando por um Futuro Melhor é Pedro Veloso, ele que além de treinar é também instrutor dando aulas para crianças de até 12 anos de idade. Pedro estava afastado do karatê e viu no projeto a oportunidade não só de voltar a treinar, como também ensinar aos menores.
E a Copa ABKC só alimentou ainda mais o desejo de se manter empenhado com a arte marcial. “A experiência dessa Copa foi esclarecedora, me deu um gás pra continuar seguindo em frente, tive a oportunidade de competir com pessoas da minha idade, e isso foi bom porque me motiva a não desistir, eu já estava pensando que só eu estaria ali casado, já com uma certa idade fazendo karatê, vendo e competindo com pessoas mais experientes como eu, me deu um gás pra continuar” relatou Pedro.
Em seu depoimento, ele que conquistou o segundo lugar em uma das chaves na competição.
Competidores e professores de outros bairros e outras academias também participaram da Copa deixando as suas contribuições no evento, como aconteceu com o atleta Nauã Oliveira, (vice-campeão da competição ao competir com o atleta João Victor Damasceno) e o professor Selmo Coutinho. Ambos estão juntos no karatê já há alguns anos e relataram da importância da competição na Vila Olímpica.
“Eu sou da Associação Projeto ASKS (Associação Shobukan de Karate Shotokan) a performance do campeonato foi de muito alto nível pelo que se esperava das formas do Karatê Shobu-Ryu, achei bem legal a participação de tantos atletas que se empenharam a competir, independente de estilo e performance a arte sempre será uma só. Não existe karatê melhor ou pior, mas sim aqueles que foram mais aplicados em busca do conhecimento, então isso pra mim é o mais importante o que nos deixa mais satisfeito em participar dessa competição.” afirmou Nauã.
Os campeões
Já o professor Selmo participou do evento como árbitro e destacou: “pela primeira vez o Karatê Shobu-Ryu se apresentou com esse campeonato de formas e foi muito gratificante fazer parte de tudo isso, sempre foi um sonho nosso fazer com que o nosso karatê fosse respeitado, reconhecido e levado a sério, nós estamos dando um passo muito importante pra isso.
Achei muito bacana a presença do meu professor e amigo mestre Renato, a pessoa que me iniciou dentro desse esporte, a presença do mestre Gregório, agradecer ao mestre Alex que apareceu pra prestigiar o nosso evento.
Esperamos ter um outro evento como esse, com a mesma qualidade técnica, com as mesmas surpresas agradáveis como foi o Bukay da equipe do mestre Stallone, um trabalho de muita pesquisa.
Legal que eles entenderam que o karatê não pára com a faixa preta. Descobriram isso e estão elevando a qualidade da arte marcial aqui no Rio de Janeiro, só posso dar parabéns e agradecer por ter feito parte de tudo isso.” O professor Selmo Coutinho é da Vila da Penha e dá aula na Praça Lagoa Mirim 46, no Conjunto do Quitungo.
Conheça a Associação Brasileira de Karatê de Contato – ABKC e o Projeto Lutando por um Futuro Melhor com sede na Rua Noruega s/n, em Costa Barros, no Complexo da Pedreira, dentro da Comunidade do Lagartixa. Aulas todas as segundas e quartas das 19 às 22h. Siga as redes sociais do projeto.
Facebook: Karatê ABKC
Instagram: @abkcoficial
CONFIRA AQUI O RESULTADO E A CLASSIFICAÇÃO DA PRIMEIRA COPA ABKC DE FORMAS
Chave 1:
1° Fernando Araújo
2° Kauan Adrian
3° Luiz Eduardo
Chave 2:
1° Pedro Henrique
2° Jhonata Lopes
3° Miguel Lima
Chave 3:
1° Emile Vitória
2° Rafael Ferreira
3° Nathan Gustavo
Chave 4:
1° Bruno Ribeiro
2° Victor Cruz
3° João Pedro
Chave 5:
1° João Vitor
2° Nauã Oliveira
3° Caio Nascimento
Chave 6:
1° Wenderson
2° Everton Victor
3° Gleyson Denner
Chave 7:
1° Denis de Oliveira
2° Pedro Valério
3° Kaique Alves
Chave 8:
1° Allan Soares
2° Eraldo Alves
3° Leandro Frankin
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas