Ao começar a ler o livro, Perseguindo um Sonho de, André Fernandes, já me deparei com uma forte frase (página 7). “É importante observar em quem ou em que investimos o nosso bem mais precioso: O tempo! (André Fernandes).

Crédito: Priscila Cardoso. Capa do livro Perseguindo um sonho.

E ao continuar a leitura, desde o título do livro, a esta forte frase, fiquei ainda mais curiosa para ler toda a história. E a cada folha lida, uma reflexão, uma esperança, uma inspiração para escrever, turbilhões de pensamentos vão surgindo.
Aí me deparo com mais uma forte frase na (página 13). “O que é conquistado com dificuldade tem mais sabor de vitória”.

Eu poderia escrever um poema para cada página, mas ao ler os 15 capítulos, resolvi fazer um poema só, onde é uma reflexão do que foi minha leitura.
Cito uma frase de Santo Inácio de Loyola : “Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear internamente as coisas”.

E assim eu fiz, senti e saboreei cada história, cada palavra escrita no livro.

Crédito: Lúcia de Fátima Cardoso. Priscila Cardoso, lendo o livro Perseguindo um sonho.

Dedico a você André Fernandes:

Um Guerreiro Sonhador

…Desde menino ele sempre foi um sonhador, sonhava em mudar o mundo , a forma das coisas ao seu redor, de atrasar o relógio da vida, viajar no tempo e ver mais uma vez a cena perfeita de um filme real.

O menino ao se tornar um jovem ficou ainda mais forte, ficou ainda mais cheio de expectativas, andava sempre pensando como poderia modificar a sua vida , ou pelo menos sua rotina.
Era um sonhador daqueles que passavam horas alimentando seus desejos, organizando seus passos para agir , insistindo até conseguir.

Menino, Jovem e agora um homem, certo dia, entre suas subidas e descidas pelos morros do Brasil a fora, encontrava sempre alguém que lhe perguntava:
Você não tem medo de subir na favela? Não tem medo de acabar se machucando?
E ele sempre respondia:
Não!
Mesmo com as dificuldades se eu tiver medo, nunca vou cumprir a minha missão.
E ainda completou: os meus arranhões saram e tornam um homem mais forte.

O guerreiro sonhador, continuou subindo e descendo os morros, observando, casa, crianças, pobreza, talentos por lá escondidos, muitas vezes chegou a ficar emocionado.
Sempre quando ele orava, desejava fortemente que sua fé nunca lhe faltasse.

Certa vez , ele parou um pouco para descansar em uma calçada, alguém se aproximou dele e perguntou:
Porque você está aqui sentado tão pensativo e cabisbaixo?
E ele respondeu:
Certa fase das nossas vidas, agente não precisa mais pensar tanto, só nos convém esperar o TEMPO passar, conformados com a nossa colheita.
A pessoa não entendeu bem o que o guerreiro sonhador quis dizer e foi embora.
Depois de descansar ele prosseguiu a sua caminhada, refletindo as palavras que ele tinha expressado.
Parou, respirou fundo, e bastante emocionado, falou pra ele mesmo:

Posso continuar com meus sonhos e projetos futuros, agindo como se fosse ainda uma criança, sem medo de errar, aprendendo com meus fracassos.
Posso ainda agir como um jovem, arriscar ao invés de me arrepender por nunca ter tentado.
E posso continuar sendo um homem que aprendeu a não se conformar com as coisas que não deram certo, que posso sempre fazer bons plantios para se ter uma colheita mais farta e tomar decisões que talvez jamais sejam justificadas.

E o menino, jovem, homem, guerreiro e sonhador concluí:

A maior e melhor de todas as lições é:

Colocar nossos projetos em prática, mesmo que a passos vagarosos, na vida somos alimentados por sonhos, e quando estamos cheios dele é hora de frutifica-lo, para que eles não amadureçam a ponto de cair e nunca serem colhidos, vistos e admirados.

A este Guerreiro Sonhador que aqui é citado, é você André Fernandes que perseguindo um sonho, hoje é referência para muitas pessoas, em várias Favelas do Brasil a fora, um Ser humano admirado, respeitado e que continua com um coração pulsando fé, esperança e gratidão.

Através de sua história, de seu livro, eu Priscila Cardoso, artista, educadora, mulher, católica, nordestina, nascida e criada em uma periferia de João Pessoa, pude fortalecer ainda mais minha fábrica de sonhos.

Sou insistente, não desisto até conseguir!

Acesse a página no Facebookcebook e tenha acesso a outros depoimentos.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2685506884867844&id=295820190503204 

Artigo anteriorAgradeça por ter vivido em 2019
Próximo artigoFeliz Ano Novo
Priscila Cardoso
Atriz pelo DRT/Paraíba; Produtora Cultural e Coordenadora de projetos sociais; Consultora Artística (Workshop Profissional); Arte Educadora de Teatro, Música e Dança; Coreógrafa; Ama: livros ; poesia ; Jornalismo e Arte! Integrante da CVX Brasil e da Pré CVX, em João Pessoa-PB; Assistente de direção no Projeto Missa para as crianças com teatro de bonecos, da paróquia Sagrado Coração de Jesus/ Mandacaru; Voluntária no Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News; Colaboradora da ANF- Agência de Notícias das Favelas e do Jornal A Voz da Favela; "Eu nunca quis o primeiro lugar em NADA, eu sempre quis o MEU lugar"! https://www.paraibacriativa.com.br/artista/priscila-cardoso/