Uma aurora na longa noite do Brasil: Rebeca Andrade conquista participação nas Olimpíadas de Tóquio

Foto: Fernando Frazão _ Agência Brasil
A favela, que nos últimos meses de 2021 tem sofrido com uma longa noite diante da persistência da violência policial e das desigualdades sociais e econômicas em contexto de pandemia, viveu finalmente um momento de aurora. A ginasta Rebeca Andrade, de 22 anos, atleta do Flamengo e da Seleção Brasileira, conquistou sua classificação para as Olimpíadas de Tóquio.Em uma surpresa para o grande público, ampliando as inovações de Daiane dos Santos, encantou a todos ao som do “Baile de Favela”, música do funkeiro carioca Mc João. Com essa ousadia, a ginasta colocou-se no centro de debate cultural brasileiro, que ainda insiste em compreender o funk a partir dos preconceitos e estigmas. Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a ginasta também gerou surpresas, quando dançou ao som de Beyoncé.

Sua performance no Pan Americano do Rio de Janeiro viralizou nas redes sociais e mobilizou celebridades públicas, mas também reabriu a discussão sobre a importância de políticas públicas e sociais de outros esportes individuais e coletivos, que apenas ganham expressão valorativa entre o público quando recebem medalhas ou chegam as olímpiadas.

A atitude cultural e desempenho técnico de Rebeca Andrade, assim como a coragem do coreógrafo Rhony Ferreira de enfrentar os cânones da Ginástica Artística, colaboram para valorização da cultura afro-brasileira, da qual Funk é parte, assim como para popularização da ginástica artística.

A conquista do ouro do individual geral no Campeonato Pan-Americano de ginástica artística com o “Baile de Favela”, anunciou uma conquista coletiva de homens e mulheres negros que lutam dia a dia contra o racismo e ausência de oportunidades iguais; fazendo da sua vida um espelho para seus companheiros e companheiras que continuam mas quebradas, periferias e favelas do país. Rebeca Andrade, em parceria com Flávia Saraiva, defenderá o Brasil na ginástica artística feminina nas Olimpíadas de Tóquio, ainda confirmada apesar do cenário mundial de pandemia.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas