O confinamento em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe para as sociedades uma nova forma de se pensar as relações sociais. De uma hora para outra, nos vimos compulsoriamente presos em nossas residências e obrigados a estabelecermos o mínimo de contato possível com as outras pessoas.
E nisso tudo, ainda tivemos que de alguma forma continuar na medida do possível com as nossas atividades de modo remoto. É bem verdade que a internet tem sido desde muito tempo parceira, pois através dela, atividades que antes eram impraticáveis, hoje são viáveis e necessárias em todas as esferas da vida social.
O Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas – LABOME, vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral, no Ceará, passa a integrar o grupo de pessoas e instituições que promovem lives nas redes sociais. A partir deste mês, junho, toda primeira quinta-feira, o LABOME vai conversar com uma pessoa que, pela primeira vez, produziu um documentário vinculado à sua pesquisa acadêmica. Elas vão falar de seus limites e possibilidades na produção, pesquisa, roteiro, montagem e edição de suas produções.
Segue a lista dos possíveis convidados e datas:
04.06.2020, convidado: Vicente de Paulo Sousa. Filme: Poesia e resistência
02.07.2020, convidado: Jarbas Morais. Filme: Afetos de reisado
06.08.2020, convidado: Luis Antônio. Filme: Dia de feira
03.09.2020, convidado: Kélia Viana. Filme: Rap nas quebradas
01.10.2020, convidado: Renato Sousa. Filme: Arte e cultura na periferias
05.11.2020, convidado: Telma Bessa Sales. Filmes: E a música fala por eles; Serviço de Promoção Humana; Trajetórias: mulheres a outra face; A vida entre tecidos, fios e nós; Nosso Suor sagrado; Eu sou Mulher
03.12.2020. convidado: Thiago de Castro. Filme: Cultura quadrilheira e Dom Expedito, cultura, arte e expressão.
Todos os filmes estão disponíveis no perfil do Labome no Instagram (@labome_uva) e no seu canal no Youtube (Labome Visualidades), bem como no Vimeo. São documentários que abordam diversos temas, e que integraram também trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. É uma linguagem nova no trato com a pesquisa acadêmica, que ainda privilegia como legal o texto escrito. A interação via lives possibilita que experiências sejam compartilhadas tanto do universo acadêmico como para aqueles que se interessam pela linguagem do audiovisual.