Universidade Federal do Sul da Bahia é a primeira do Brasil a criar cotas para detentos, ex-detentos e refugiados

Crédito: Reprodução

A Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB é a primeira universidade a oferecer reserva de vagas para o público interno ou egresso do sistema prisional e refugiados no Brasil.

Haverá uma vaga para cada curso, turno e campus da instituição. Estes públicos poderão acessar a vaga supranumerária via Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Colégios Universitários.

De acordo com a instituição, o programa de ações afirmativas da UFSB é um dos mais destacados e reconhecidos nacionalmente por meio da atuação institucional no debate sobre a política de cotas.

A expectativa da instituição é de que as novas medidas já sejam aplicadas nos próximos processos de ingresso. A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) também buscará apoios institucionais através de conversar com a OAB, Secretaria de Justiça do Estado da Bahia e o direções das unidades prisionais da área de abrangência da universidade.

A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que propões a alteração na Resolução 10/2018, que aplica políticas de ações afirmativas para processos seletivos aos cursos de graduação, oportunizando criação de mais uma vaga supranumerária destinada a pessoas em situação de privação de liberdade (detentos), egressos do sistema prisional e para refugiados, além de atualizar medidas e ajustes na aplicação da reserva de vagas nos fluxos dos processos seletivos.

A UFSB foi a pioneira também na reserva de vagas supranumerárias para pessoas transexuais, travestis e transgêneros, além de manter em sua política de ações afirmativas vagas supranumerárias para povos indígenas aldeados, povos de comunidades remanescentes de quilombos ou comunidades identitárias tradicionais e pessoas de origem cigana.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas