Na última quinta-feira (12), em Recife, estudantes do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) organizaram, com o apoio de outros DAs, um evento para discutir sobre o programa Future-se, que pretende estimular a captação de recursos privados para as universidades públicas. A presença de professores, estudantes e visitantes contabilizou um total de mais de trezentas pessoas.
O estudante de Medicina Veterinária Netinho Batista, um dos articuladores do evento, disse que a proposta foi fomentar discussões políticas dentro da instituição. “A universidade é um local plural, ambiente de discussão política. Fazer com que as pessoas entendam um pouco mais o futuro que está em jogo, a partir de diferentes realidades representadas por diferentes pessoas é nosso objetivo”, afirma. As discussões foram articuladas com a participação de representantes políticos e ativistas.
O Future-se é uma proposta do Ministério da Educação que pretende conferir maior autonomia e fomento ao empreendedorismo para as Universidades e Institutos Federais por meio de contratos entre a União e tais instituições com Organizações Sociais. Na prática, o programa pretende contribuir para a terceirização das instituições públicas federais. Em Pernambuco, a UFPE e a UFRPE declararam que não irão aderir ao programa.