Na mesma semana em que governo e prefeitura do Rio de Janeiro divergiram em relação à manutenção e flexibilização do isolamento social, o governador Wilson Witzel sancionou Lei que obriga o uso de máscaras no estado. A utilização deverá acontecer tanto em locais públicos quanto em locais privados de uso coletivo. O descumprimento poderá acarretar em multa de até 1065 reais, para pessoa física. Todo o dinheiro arrecadado com as multas será repassado para o Fundo Estadual de Saúde, na garantia de medidas para o combate ao novo coronavírus.
A aplicação dos valores da multa diferem de pessoa física para jurídica e conforme mais vezes for descumprida a ordem, maior se torna o valor. A penalidade para pessoa jurídica pode ultrapassar 3 mil reais. A multa para as empresas deverá ser aplicada caso não forneça gratuitamente materiais de proteção contra o propago do novo vírus: máscaras, álcool em gel 70% e luvas descartáveis. Além disso deve garantir que todos os funcionários e clientes estejam usando os materiais.
Hoje, 5, o estado do Rio de Janeiro amanheceu com 60.932 casos confirmados e 6.327 mortes por Covid-19. Ainda estão sendo investigadas 1.180 mortes. Até o momento, entre os casos confirmados, 45.319 pacientes se recuperaram da doença.