O Seminário Periferia(s), em sua quinta edição – Movimentos Contemporâneos – é um evento promovido pelos alunos da turma de 2012 do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas daFaculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ. O objetivo deste seminário é articular os saberes acadêmicos com os fazeres artísticos, culturais e educacionais produzidos recentemente nas e pelas periferias.
O Seminário de 2013 – Movimentos Contemporâneos, cujo nome inspirou-se nas recentes manifestações ocorridas no Brasil, propõe discutir os movimentos que acontecem nas periferias que englobam educação, cultura e comunicação.
O evento irá trazer a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (campus UERJ), em Duque de Caxias, palestras, oficinas, eventos culturais e diferentes atores das áreas da educação, cultura e comunicação para as investigações que se fazem presentes.
O “V Seminário Periferia(s) 2013 – Movimentos Contemporâneos” apresenta uma oportunidade para a discussão coletiva destes movimentos, através da ótica da Educação, Cultura e Comunicação, dando voz não somente a academia, mas também a lideranças comunitárias. É preciso esclarecer, no entanto que, não são lideranças políticas partidárias, mas representantes da área Educacional, da Cultura e da Comunicação. Pessoas que se mobilizam no dia a dia para a realização efetiva destas atividades em espaços exíguos, porém fundamentais para a população periférica.
Constatamos o aspecto alarmista imediato das manchetes nos grandes movimentos. Privilegiamos o aspecto contínuo das ações de Educação, Cultura e Comunicação, conscientes, interligadas e interdependentes tão evidentes quando se analisa a questão da periferia. É preciso criar movimentos contínuos de mobilizações permanentes.
Mais de uma década após a aprovação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), sua plena efetivação ainda esbarra em desafios....