Com uma ampla campanha de cobertura vacinal, o governo da Bahia está intensificando formas de conscientizar a população sobre a importância da vacina Bivalente, com objetivo de imunizar o maior número de baianos. A expectativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), é vacinar 4 milhões de pessoas aptas a tomar a dose de reforço.
A vacina bivalente tem um diferencial, que explica seu nome: a capacidade de oferecer imunidade tanto contra a Covid-19, como também combate a variante ômicron.
Presente nos 417 municípios baianos, em cada um deles a distribuição da vacina é feita pelas secretarias de saúde locais. Os endereços, dias e horários de vacinação, além de ações especiais, dependem da realidade de cada território.
André Neves, 44 anos, tecnólogo em Segurança do Trabalho, morador do Bairro da Paz, em Salvador, foi vacinado dia 7 de julho e enfatiza a importância da vacina, quanto a prevenção e cuidados. Confira depoimento no vídeo abaixo:
Esforços pela vacinação
No último sábado, 1º de julho, foi realizada uma ação estratégica de vacinação no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho. A população teve acesso aos imunizantes contra Meningite, Gripe, recebeu a vacina bivalente para adultos, assim como a dose pediátrica.
A ação, que contou com as presenças da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que se vacinou, faz parte de uma estratégia de incentivo à vacinação implementada pelo governo da Bahia em parceria com a prefeitura de Salvador. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal.
“O Ministério da Saúde, ao lado de estados e municípios, realiza, desde fevereiro, um movimento nacional pela vacinação de reforço para Covid- 19. Esta é a forma mais eficaz e segura de proteger nossa população. Precisamos estar unidos pela saúde, em defesa da vida”, enfatizou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Pessoas acima de 18 anos podem ser vacinadas
De acordo com a Sesab, a Bahia possui 1.362.014 pessoas vacinadas. Em Salvador, de acordo os indicadores de imunização covid-19, foram vacinadas 411.378 mil pessoas com a vacina bivalente.
Entre as iniciativas de informar a população sobre a campanha de vacinação e a importância da vacina, foram instalados, no mês de junho, minidoors em alguns bairros de Salvador: Bairro da Paz, Mussurunga, São Cristóvão e Km 17.
A vacina pode ser aplicada em pessoas com 18 anos ou mais, com e sem comorbidades. Entre os grupos prioritários, estão trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, trabalhadores da educação, povos e comunidades tradicionais, pessoas de 60 anos ou mais, gestantes, trabalhadores de transporte, forças de segurança e salvamento, povos indígenas, puérperas, trabalhadores industriais, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas institucionalizadas.
“Eu tomei a vacina bivalente, e acho que ela é fundamental, como foram as outras vacinas, pra manter a imunidade e nos precaver em relação aos tipos de covid. Eu tive covid, ela não deixou sequelas físicas, mas mexeu no meu psicólogo por medo dessa doença que levou tanta gente ao óbito”, comenta Alexandre Baroni, 55 anos, superintendente dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SUDEF).
Alexandre faz parte do grupo prioritário, de pessoas com deficiência. Ele é tetraplégico.
Esquema vacinal incompleto deve ser completado
“A meta a ser alcançada é de 90% dos grupos prioritários“, diz a técnica Akemi Erdens, da Coordenação Estadual de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis da Bahia.
Ainda dentro desse público, quem foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente respeitando o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose.
A enfermeira Daniele Oliveira, 39 anos, moradora de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, reafirma a importância da dose de reforço com a Bivalente. “Falo dela por ser mais eficaz do que as monovalentes”.
Governo baiano está preparado se houver aumento de casos
O Governo do Estado tem uma rede de assistência à Saúde da Bahia preparada se ocorrer algum aumento de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus e que precisem de atendimento hospitalar.
Foi preparado um planejamento que envolve hospitais dedicados exclusivamente aos casos de Covid-19, o remanejamento de pacientes dessas unidades para outros hospitais, a criação de hospitais de campanha, unidades temporárias voltadas apenas para o atendimento desses pacientes, entre outras ações.
O Plano de Contingência para Enfrentamento do Novo Coronavírus pode ser acessado AQUI.
Ações do governo baiano na internet
Até o dia 01 de julho de 2023, o estado da Bahia registrou 1.803.772 casos confirmados da COVID-19 e 31.658 tiveram óbito confirmado.
A taxa de incidência acumulada foi de 12.036,96 casos por 100 mil habitantes, enquanto a taxa de mortalidade acumulada foi de 212,8 óbitos por 100 mil habitantes.
No ano de 2023, foram registrados 34.186 casos confirmados de COVID-19 apresentando uma incidência de 228,13 casos por 100 mil habitantes, e 244 óbitos pela doença.
Na Semana Epidemiológica 26 (de 25/06/2023 até 01/07/2023) foram registrados 449 casos de COVID-19 (102,3% em relação a SE anterior) e 12 óbitos foram notificados, informou a sanitarista Akemi Erdens, técnica da Coordenação Estadual de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis.
A fim de manter transparência com a população baiana, a gestão do estadual disponibilizou uma atualização do Portal Transparência Bahia. A novidade é um painel de BI (Business Intelligence) que permite ao cidadão acesso completo e customizado aos dados sobre as contratações emergenciais realizadas pelos órgãos do Executivo para o combate à pandemia da Covid-19, com base na Lei Federal 13.979/20 ou na Lei Estadual
Clique AQUI para ter acesso ao Portal Transparência Bahia.
Além disso, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza uma lista de contatos de unidades de saúde de referência e retaguarda para tratamento de pacientes com Covid-19.
Documentação necessária para vacinação
Para ter acesso à vacina bivalente, é necessário apresentar documento de identificação com foto, caderneta infantil e possuir o cartão SUS habilitado. A consulta do cartão pode ser feita AQUI.
Os postos de vacinação da vacina bivalente em Salvador são os seguintes:
UBS Nelson Piauhy, USF Boca da Mata, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, UBS Ministro Alkimin, UBS Virgílio de Carvalho, USF Joanes Leste, UBS Maria da Conceição Imbassahy, USF Dom Avelar, USF Cambonas, USF Alto do Cabrito, USF Lagoa da Paixão, USF Bom Juá, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana, USF ilha de Maré.
E aos interessados em saber mais sobre o assunto, será realizado no dia 12 de julho, das 8h às 17h, pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o 1° Seminário de Regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, no Gran Hotel Stella Mares, em Salvador.
A iniciativa visa o fortalecimento da regionalização e a governança do SUS na Bahia. O evento é voltado para gestores e técnicos municipais, gestores e técnicos estaduais, articuladores do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), apoiadores do Conselho Estatual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), além da equipe da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Bahia (SEMS/BA) e membros do Conselho Estadual de Saúde.
Acesse AQUI para conferir a programação e realizar sua inscrição.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas