“Bom dia! Quero saber: Quem gostaria de colaborar para a criação de mega festival de música nas favelas?”. Tudo começou assim, com um post no Facebook. E neste sábado, 4 de maio, a partir das 16 horas, na Arena Carioca Dicró (Parque Ary Barroso, Penha) o FOMUSIC – Fórum de Música e Cultura Independente Carioca – retoma suas atividades para debater e organizar justamente isso: um festival de música nas favelas do Rio de Janeiro.
Quem escreveu o post foi o Rodrigo Pinho, ator, cria de Vigário Geral, vocalista da banda Bala N’Agulha e ativista cultural (articulador do Resistência Cultural e Ocupa Lapa, entre outros).
“Quando percebi já haviam passado dos 190 comentários de artistas, produtores, coletivos, bandas, técnicos e organizações comunitárias se disponibilizando para ajudar, mostrando todo o interesse em realizar”.
Com a chegada de tanta gente interessada, a retomada do Fórum foi o próximo passo. A Arena Dicró e os parceiros Rock em Movimento e Art & Noise, também compraram a ideia.
“Tomei essa iniciativa com o post por um incômodo social, por perceber que conquistas importantes da sociedade como o fomento direto à cultura, editais desburocratizados como Ações Locais e a lei do artista de rua estão sofrendo ataques e ameaças. Estamos há 3 anos sem nenhum tipo de fomento e tendo eventos de rua barrados, impossibilitados de serem realizados”, frisa Rodrigo.
A morte do músico Evaldo Rosa dos Santos, atingido por 9 tiros em uma desastrada blitz do Exército na Zona Norte do Rio, assim como a prisão do DJ Renan também abalaram Rodrigo
“É óbvio que existe uma perseguição à cultura. Óbvio! Não dá pra ficar inerte. Bom, eu pelo menos não consigo.”
E você? Tem banda? Faz música? Faz cultura independente? Então neste sábado, chega lá na Arena Carioca Dicró e participa desta construção coletiva.
—-
Data do Encontro: 04/05/2019 (sábado)
Local: Arena Carioca Dicró (Parque Ary Barroso – Penha)
Horário: 16h
Serviço:
Rua Flora Lobo s/n°
Tel: 21 3486-7643