“Quem pensa que não gosta de ler ainda não encontrou o livro compatível com suas paixões”.
Estudantes, amantes da leitura dos diversos gêneros ou aquela pessoa que está descobrindo um novo hobby com a leitura, geralmente buscam locais nos centros das cidades que facilitem o acesso o tão desejado livro, mas esbarram na escassez de opções de espaços coletivos de pesquisa e leitura para colocar em prática seu prazer de ler.
Em Salvador, especificamente no Bairro da Paz, tem o Clube do livro “O Círculo“, que funciona de Segunda a Sexta, das 08h às 17h, numa sala aconchegante dentro do Espaço Avançar. O clube funciona desde 2016, antes disso, os encontros para leitura ocorriam em lugares distintos: casa, praça, e outros locais que eram utilizados de maneira improvisados.
Atualmente o local fixo traz uma referência pra quem precisa fazer alguma pesquisa literária ou acadêmica, independente de ser morador do bairro. “Toda pessoa que tem interesse em ler por afinidade é bem vindo, o espaço recebe as pessoas gratuitamente”, comenta Leila Ferreira, Bibliotecária que foi a Idealizadora da proposta para a formação do clube, contando com a participação de alguns adolescentes, estudantes, e outros profissionais que deram e continuam contribuindo nas atividades do clube, que recebe leitores, mirins e adultos.
A iniciativa foi diante da demanda de adolescentes e jovens interessados pela leitura, e assim foi iniciado os primeiros encontros mensais dos leitores.
“Alguns estudantes são colaboradores do clube, organizando o espaço, promovendo atividades lúdicas de leitura, apoiando e participando de eventos relacionados ao universo literário, dentro e fora do bairro, gerando assim um intercâmbio cultural e também incentivando outras pessoas para o hábito da leitura”, relata Cleibson Souza Santos, 17 anos, estudante, um dos colaboradores do clube “O Círculo”.
Hoje o clube do livro conta com o apoio da Santa Casa da Bahia onde no espaço físico tem:(mesas, cadeiras, armários, materiais de pintura e escrita), e também recebe doações de livros de outros espaços de leitura e de pessoas aumentando assim seu acervo.
Colaboraram para essa produção:
Cleibson Souza Santos (estudante) e Leila Fereira- Bibliotecária