O setor cultural Brasileiro está próximo de conquistar a prorrogação da Lei Aldir Blanc, que oferece um respiro para trabalhadores da classe artística. A PL 795/2021 que pede a extensão do tempo de projeto foi aprovada ontem (21/04) na Câmara dos Deputados e agora irá à sanção.
A lei que foi criada a partir de uma iniciativa do Congresso para socorrer, nos moldes do auxílio emergencial, o setor da cultura, fortemente atingido pela pandemia de covid-19, ainda possui mais 780 milhões que pode beneficiar milhares de artistas que estão passando dificuldades.
Caso haja a efetiva prorrogação, isso não irá configurar nenhum gasto a mais ou despesa para a União, dado que os recursos já estão com Estados e Municípios. O que está sendo solicitado é que os profissionais possam ter uma extensão no tempo de uso e entrega das prestações de contas dos Estados e Municípios referentes aos recursos federais.
O recurso financeiro configura grande importância no cenário atual para a manutenção de espaços, editais e chamadas públicas, que movimentam o setor que está sendo tão prejudicado, alcançando cerca de 700 mil trabalhadores e ajudando a construir novas possibilidades de cenários de atuação.
A aprovação da matéria, que agora será enviada à sanção presidencial, está sendo muito aguardada pelos artistas, criadores e espaços culturais para que possam ao menos minimizar os efeitos da pandemia. A vitória é resultado da mobilização nacional dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura
Infelizmente, muitos fazedores de cultura das periferias não conseguiram o apoio da legislação, sendo registrado pela pesquisa do Instituto de Pesquisa Data ANF que mais de 65% dos agentes culturais entrevistados não conseguiram atuar em projeto ou serem contemplados nos editais decorrentes.
A Agência Câmara de Notícias informou que todo recurso que não for usado em 2021 deverá ser devolvido pelos entes federativos à União até 10 de janeiro de 2022. Já a prestação de contas deverá ocorrer até 30 de junho de 2022 ou 31 de dezembro de 2022.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas