Viva Zumbi!

Créditos - Internet

Desde que foi criado ainda nos anos 90, o Dia da Consciência Negra nunca foi tão significativo para as pessoas negras e mestiças  desse país, principalmente para as que vivem em favelas ou periferias. Afinal, foram eleitos para presidente e governador do Rio de Janeiro dois políticos que já mostraram todo seu desprezo com a comunidade afrodescendente toda vez que tem oportunidade para demonstrar todo seu preconceito ou racismo. Se o presidente eleito declarou que seus filhos jamais se envolveriam com uma mulher negra porque foram “bem educados’, o novo governador do Estado do Rio de Janeiro tem de cabeça a fórmula para acabar com a violência no estado. “Mirar na cabecinha: e atirar para matar.

Mais do que nunca a luta e resistência de Zumbi dos Palmares deve servir de inspiração para lutarmos contra todo o retrocesso e arbítrio que vem pela frente. Esses governantes representam tudo que Zumbi lutava contra. Vieram para tentarem tirar os parcos avanços que tivemos nos últimos 20 anos.

O que dizer de um presidente eleito que minimiza os 388 anos de escravidão ao dizer que “portugueses nunca puseram o pé na África? E quando ele diz que é contra o programa de cotas raciais que possibilitou a entrada em universidades públicas de milhares de jovens negros?