A autobiografia do jornalista André Fernandes mostra como é possível tornar um sonho em realidade, a partir da persistência, respeito ao próximo e trabalho para alcançar o objetivo.
O livro intitulado de “Perseguindo um Sonho: a história de fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo”, de autoria do jornalista, André Fernandes, em sua terceira edição, e editado pela ANF Produções, em 2018, no Rio de Janeiro, propõe despertar na pessoa para nunca desistir de conquistar o seu sonho.
A publicação têm dois prefácios escritos pelo pastor Caio Fábio D`Araújo Filho e o advogado Nilo Batista respectivamente. Além disso, a obra encontra-se dividida em 15 capítulos mais um epílogo. Neste contexto, destacam-se: “O menino do passarinho”, o autor expõe um breve histórico sobre sua infância em convívio com seu avô e persistência para conquistar objetivo. O livro ainda apresenta as experiências adquiridas a partir da “fábrica de Esperança” e da “visão nacional de evangelização”; que foi disponibilizada pelo pastor Caio Fabio, com finalidade de desenvolver ações sociais inicialmente no Complexo de Acari (RJ).
André Fernandes nos demais capítulos do livro, narra sobre sua vivência em favelas e viagens para diversos países europeus. Ele também mostra as inúmeras ações efetivadas na “Casa da Paz”; “Movimento Favelania” e a concretização da “Agência de Notícias das Favelas (ANF)”.
Ao chegar a Santa Marta, André começou produzir projetos na área de Saúde, Educação e Cultura, com parceiros e apoiadores, objetivando atender a população local. Neste contexto, as primeiras reuniões para criação da ANF aconteceram na “Casa da Cidadania” no final dos anos noventa, também em Santa Marta. A partir desse momento ampliou-se a disseminação de informações para todas as outras favelas localizadas no Rio de Janeiro. Mas foi em 2001, que André Fernandes fundou a ANF, com participação dos moradores das favelas.
Com a criação da agência de notícias, André Fernandes buscou dar voz as pessoas desprovidas de políticas públicas, moradoras em favelas do Rio de Janeiro. E por meio dessa autobiografia, ele registrou a vivência diária, resistência e sofrimento dos cidadãos das comunidades carentes.
O livro traz ainda informações sobre a “eleição da Associação de Moradores de Santa Marta”; “Interesse em ser escritor”; “Vivência em Maringá”; “O jornalismo e o retorno à cidade natal”; “A criação do site e ameaças sofridas”; “Novo time”; e por fim o “Epílogo”.
É um livro repleto de fortes emoções, que procura incentivar o leitor a refletir sobre a persistência, paciência e ações para concretização de sonho.
Diante disso, a estudante, Alessandra Braga, 21 anos, moradora da Santa Cruz, em Salvador (Bahia) relatou: “após concluir o Ensino Médio em 2015, intensifiquei meus estudos, cursando dois anos de pré-vestibulares, mas somente no segundo semestre de 2018, consegui realizar um dos meus sonhos: ingressar no curso de Serviço Social, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e continuo em busca de concretizar outros sonhos”.
Informações para aquisição do exemplar do livro “Perseguindo um Sonho: a história de fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo”, acessar o Portal: http://anfproducoes.com.br/produto/perseguindo-um-sonho-3o-edicao/