Você tem filhos? Como as mulheres vivem quando a resposta é não

A psicóloga e escritora norte-americana Kate Kaufmann discute o que esperar quando você não está esperando (e nem vai estar).

Capa do livro: Você tem filhos? _ foto: Divulgação

Recém lançado pela editora LeYa Brasil, o livro Você tem filhos? – como as mulheres vivem quando a resposta é não, da psicóloga norte-americana Kate Kaufmann, aborda discussões no âmbito da herança do patriarcado sobre o corpo das mulheres, como a obrigatoriedade reprodutiva que foi imposta, e o desprezo e desvalorização das que escolhem não ter filhos, ou não podem.

O livro é construído a partir de entrevistas com essas mulheres, que encorajadas por iniciativas como essa, vem à tona mesmo em grupo minoritário, buscando transformar toda culpa e ressentimentos que tantas outras carregam no decorrer da história.
Kate, que teve que reconstruir sua própria identidade ao abandonar os caros, dolorosos e, no caso dela (e no de muitas outras mulheres também), infrutíferos tratamentos para engravidar, passou a escrever e dar palestras a partir dessa pesquisa.

O resultado tem ajudado a tornar visíveis outros modelos de vida e de família possíveis. Antes de tudo, o projeto literário é mais um apelo ao respeito à diversidade da experiência humana. Nele é possível encontrar relatos pessoais e estatísticas que mostram que a vida de mulheres sem filhos está saindo das sombras e se apresentando como uma opção possível, principalmente quando as novas gerações se deparam com um início de século XXI que parece comprovar as mais pessimistas realidades futuristas da ficção científica: polarização e incapacidade de diálogo e de convivência crescentes, pandemia, degradação ambiental e da qualidade de vida, crise econômica e acirramento das desigualdades sociais.

Você tem filhos? aborda a evidência de que, por variados motivos, desde o final do século XX, temos assistido a uma verdadeira epidemia de infertilidade entre as mulheres ainda em idade reprodutiva e apresenta também a tendência de comportamento crescente de uma geração de mulheres que escolhem não serem mães. Segundo pesquisa mundial da Bayer, com apoio da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e do Think about Needs in Contraception, 72% das mulheres no mundo não querem ter filhos. No Brasil, esse percentual já é de 37%.

A proposta da autora é orientar as mulheres que não tiveram ou não querem ter filhos, criando um livro franco, corajoso e acolhedor, que oferece uma “conversa entre amigas” que compartilham a mesma experiência. Todas as questões que recaem sobre aquelas que não procriam são tratadas sem filtros, inclusive o questionamento de como administrar o envelhecimento e os cuidados de saúde no fim da vida, se você não tem para quem delegar isso.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas