O Pré-Vestibular para Negros e Carentes de Santa Cruz da Serra (PVNC-Santa Cruz), na Baixada Fluminense, existe desde 2002 e há 16 anos atende em média 120 a 130 alunos por ano. Ele é afiliado à Educafro e foi criado por ex-alunos do pré-vestibular do bairro Pilar que moravam na Taquara, Nova Campinas, Parque Paulista e na própria Santa Cruz da Serra. A grande procura deve-se à falta de um pré-vestibular comunitário na região, onde o mais próximo fica localizado em Xerém.
O Pré- vestibular de Santa Cruz da Serra é autogerido por ex-alunos, funcionando sem nenhum apoio ou patrocínio, contando somente com a ajuda voluntária. “Não temos nenhum tipo de apoio político. Não somos nenhuma ONG. Nós somos pessoas que ajudam pessoas. Esse, inclusive, é o nosso lema: ‘nós, por nós’”, conta um dos coordenadores e ex-aluno do Pré, Tiago Xavier. Ele é formado em História, Publicidade e Marketing e, atualmente, estuda Relações Internacionais.
“É tudo feito por nós. São ex-alunos que voltam para ajudar como voluntários, são alunos de faculdade que precisam de horas, de experiência em sala de aula. Então, eles vêm pra cá e ajudam a gente”, explica.
Antes de as aulas começarem, é feita uma conversa em grupos, em janeiro, para explicar algumas matérias aos alunos que tiveram dificuldades no Ensino Médio.
“Muitos alunos chegam aqui e relatam que os professores do Ensino Médio usam caminhos tão longos, que não fazem chegar a uma conclusão. E quando chegam aqui, a gente consegue fazer com que entendam. Nosso grande diferencial é esse”, conta Mario Pereira, que foi aluno em 2016, é formando em Geografia e hoje é professor voluntário do Pré.
“A gente vem de uma realidade que é a instituição pública. Não partimos do pressuposto de que eles entenderam tal coisa. Vamos desde o início do ano construir com ele, para saber o que ele sabe e até onde ele pode chegar”, completa.
O Pré já recebeu casais, mãe estudando com filha e muitos alunos acima de 50 anos, como é o caso de Alcino Jorge, 67, e que voltou a estudar em 2005. Este é o primeiro ano dele em um pré-vestibular comunitário. “Estou gostando. Os professores são dinâmicos, muito pacientes.
Tem aluno que pergunta umas três, quatro, cinco vezes e os professores estão lá, sempre repetindo. Então isso é uma coisa muito boa e eu não pretendo parar”, diz otimista.
“Essa troca com os alunos é o fator principal que me faz acordar no domingo de manhã e vir pra cá dar aula. Porque eu sei o que eles passaram. Eu sei o quanto eles precisam disso para continuar a vida deles. Da mesma forma que me deram a mão aqui, enquanto fui aluno, eu quero dar a mão. A minha escolha do curso de licenciatura também surgiu pelo Pré”, revela Mario, reforçando o papel social do único pré-vestibular comunitário em Santa Cruz da Serra.
“Temos um ex-aluno que fez doutorado em Boston, Estados Unidos, em Física Quântica, e hoje é professor da UFRJ. Ele saiu daqui preto, pobre e morador de Nova Campinas. Temos pessoas que passaram em Medicina e Direito em ótimas colocações, também. Falar que esses alunos saíram do Pré-Vestibular de Santa Cruz da Serra, que é pouco conhecido até mesmo dentro de Caxias, é muito orgulho pra gente”, comemora Tiago.
O PVNC de Santa Cruz da Serra funciona aos sábados, entre 8h e 19h30 e aos domingos, entre 8h e 17h30, na Escola Municipal Rotary, Rua Alagoas, 12, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias.