Vozes sobre a Intervenção

Créditos - Antonio Lacerda/EPA

Passados 6 meses da intervenção federal, os moradores do Rio de Janeiro continuam a sofrer com tiroteios, mortes e insegurança. Os milhares de homens das forças de segurança nas ruas e favelas não têm produzido os resultados esperados. E ainda por cima, não há transparência nos custos que estão envolvidos nessa intervenção.

O Observatório de intervenção lança hoje (16) o relatório especial “Vozes sobre a Intervenção”, um balanço dos seis meses da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Além de números e fatos, o relatório traz textos e depoimentos de 46 pesquisadores, empresários, jornalistas, artistas, gestores públicos, ativistas e religiosos. De Paula Lavigne ao pastor Ariovaldo Ramos, do especialista Luiz Eduardo Soares à atriz Fernanda Torres. Um painel que captura as contradições deste momento no Rio. O relatório também reuniu depoimentos de militares e policiais, atores centrais da intervenção que até agora não haviam se manifestado abertamente, e dos ativistas e lideranças que formam o Conselho do Observatório da Intervenção.

Link do relatório:

https://drive.google.com/file/d/1MB8rshox_wecNNkvj4PKNGp8xipUSp9h/view

 

Afinal de contas, QUANTO CUSTA A INTERVENÇÃO?

Nesse filme dirigido por Bebeto Abrantes, articuladores de favelas e periferias do Rio de Janeiro que fazem parte do Conselho do Observatório da Intervenção são os protagonistas dessas perguntas. O roteiro é de Anabela Paiva e a fotografia, de Fabrício Mota.

Seis meses após o decreto da intervenção, os indicadores mais relevantes para a segurança pública continuam inaceitáveis. Homicídios e chacinas ainda estão muito altos; mortes decorrentes de intervenção policial e tiroteios aumentaram. As disputas entre quadrilhas, incluindo milicianos, fugiram ao controle em diversas áreas. Os resultados mostram que o modelo de segurança dependente de munições, tropas e equipamentos de combate não é capaz de produzir as mudanças de que o Rio necessita. Confira os principais dados neste infográfico.

Créditos - Observatório de Intervenção RAMOS, Silvia (coord.). 6 meses de intervenção federal: Muito tiroteio, pouca inteligência. Infográfico. Rio de Janeiro: Observatório da Intervenção/RAMOS, Silvia (coord.). Cinco meses de intervenção federal: Muito tiroteio, pouca inteligência. Infográfico. Rio de Janeiro: Observatório da Intervenção/Silvia Ramos (coord.)
Créditos – Observatório de Intervenção RAMOS, Silvia (coord.). 6 meses de intervenção federal: Muito tiroteio, pouca inteligência. Infográfico. Rio de Janeiro: Observatório da Intervenção/RAMOS, Silvia (coord.). Cinco meses de intervenção federal: Muito tiroteio, pouca inteligência. Infográfico. Rio de Janeiro: Observatório da Intervenção/Silvia Ramos (coord.)