Dia 21 de maio em Salvador aconteceu uma live intitulada “Biopolítica digital e pandemia: novo normal de governos, fronteiras, dados e máscaras”. E contou com a participação do professor Nelson Pretto, Messias Bandeira, Camila Farias, Paola Barreto, Ivana Bentes e Sergio Amadeu.
O debate foi contextualizado a partir da expressão do “novo normal pós-pandemia”, a questão que nunca houve sociedade normal, às desigualdades sociais, herança colonial, racismo, pobreza, fome são alguns exemplos disso. O porquê do auxílio emergencial somente agora está sendo executado? Dados e liberdades individuais sendo violados em decorrência da crise sanitária da Covid-19.
Em relação à liberação do uso do wi-fi, Nelson Pretto da Faculdade de Educação da UFBA foi enfático na exposição: “Estamos passando por momento perverso”. Em seguida apresentou o projeto chamado “Educação Vigiada” pelas grandes empresas transnacionais de tecnologias como “Google”. Concluiu informando sobre a importância da transformação radical da sociedade a partir da “liberação do wi-fi nas comunidades”.
Vale lembrar que a democratização da internet, ou seja, o acesso livre a rede wi-fi é estabelecida pela Lei Federal nº 12.965/2014, conhecida como “Marco Civil da Internet”. O Congresso acontece de 18 a 29 de maio. Acesse o vídeo da live: https://www.youtube.com/watch?v=jSR4Ew3W9R8