Nesta quarta-feira (22), o Circo Voador e os Arcos da Lapa viram nascer o grande campeão da Batalha do Real. Xan desbancou o MC Estudante e levou o título 2016. Além da batalha, o evento recebeu shows de artistas de diversas gerações do rap carioca, como Filipe Ret e De Leve.
Conheça as 4 MCs que estão representando na Batalha do Real
Batalha do Real chega à quarta etapa com shows na Arena Dicró
Penúltima etapa da Batalha do Real agita a Arena Dicró
Final da Batalha do Real no Circo Voador: conheça os finalistas
A final da Batalha do Real foi um legítimo festival. Ret, De Leve, Akira Presidente, Funkero, MC Coé e o grupo 3 Pretos, que acaba de retornar às atividades, foram algumas das atrações que passaram pelo histórico palco do Circo Voador. A diversidade da rua se fez presente logo na abertura com a apresentação do grupo Afrofunk, trazendo uma performance provocativa unindo teatro, dança, rap e funk.
“Aqui não é o melhor que vai ganhar, mas, sim, quem está melhor no dia”, explica MC Marechal, um dos convidados que tocaram no evento. Hoje tido como veterano, ele relembra sua trajetória nas batalhas sem nunca deixar de se sentir como se ainda estivesse começando. “Numa época em que eu era ouvido pelo que fazia de freestyle, eu procurava me destacar nas batalhas. Hoje em dia, tem mais oportunidade de mostrar o que acontece e se isso for relevante de alguma forma, ganha espaço”, pontua.
Uma das novidades da temporada 2016 da Batalha do Real foi a produção de três faixas com alguns dos MCs participantes. Essas músicas foram apresentadas ao vivo no Circo Voador e estão disponíveis em plataformas de streaming como Soundcloud e Spotify. “Essa é uma oportunidade única. Me sinto honrada em fazer parte disso e rimar na mesma faixa que o Aori e o Nuno DV”, exalta Samantha Zen, que ao lado de Rayzen, gravou a música “Noite Brutal”.
O vencedor da noite foi Xan, morador do bairro do Grajaú, que já havia saído vitorioso das etapas Imperator e Jacarepaguá. Com o prêmio em dinheiro de R$3 mil, o jovem estudante de administração pretende ajudar a família e investir na carreira: “Essa vitória é um divisor de águas na minha vida. Planejo lançar minhas músicas e viver do rap, que é meu sonho”.